Briefing

Início > Comunicação > LPM confirma liderança das consultoras de Comunicação

LPM confirma liderança das consultoras de Comunicação

sexta, 21 setembro 2012 11:08

LPM confirma liderança das consultoras de Comunicação
A LPM confirmou a posição de liderança destacada do mercado das consultoras de Comunicação, de acordo com os dados oficiais relativos a 2011 agora conhecidos.

O Briefing considerou as empresas com mais de meio milhão de euros de “fees” anuais, seguindo a metodologia do Holmes Report, no total de dezasseis. O mercado analisado teve um crescimento global de cerca de 2% comparativamente com o exercício anterior.

A companhia fundada por Luís Paixão Martins, que emprega 75 consultores,  declarou 5,1 milhões de euros de “fees”, tendo registado a evolução positiva de cerca de 10%.  A sua quota de mercado manteve-se estacionária nos 25%.

A GCI de José Manuel Costa (2,4 milhões de euros) e a JLM de João Libano Monteiro (2 milhões de euros) completam o pódio. A Lift, com o segundo maior crescimento, posicionou-se em 4º lugar.

As performances registadas pelas quatro principais consultoras contrastam, no entanto, com uma quebra acentuada das empresas médias. Neste plano negativo destacaram-se a Porter Novelli do grupo Omnicom (-25%) e a Unimagem (-24%), aquelas que mais sofreram em 2011.

Também se registaram decréscimos significativos na Youngnetwork de João Duarte (-17%), na Imago do grupo espanhol Llorente y Cuenca (-14%), na Parceiros (-14%) e na First Five de João Tocha (-14%).

Os elementos disponíveis permitem relevar o elevado crescimento (80%) da Nextpower, de Rodrigo Moita de Deus.

Quanto ao número de consultores, Youngnetwork (de 26 para 48) e Nextpower (de 4 para 15) distinguiram-se pela criação de emprego.

O ranking omite os dados da consultora CVA por esta ter deixado de os publicar.

Ranking Portugal 2011 

 

 

FEES

COLABORADORES

1

LPM

5.073.378

75

2

CVA

3.932.274

43

3

GCI

2.393.833

55

4

JLM

1.956.879

12

5

Lift

1.713.127

38

6

Inforpress

1.270.165

20

7

Imago

1.160.627

21

8

Parceiros

967.211

25

9

YoungNetwork

881.432

48

10

First Five

786.224

11

11

Porter Novelli

707.303

17

12

NextPower

559.513

15

13

M Public Relations

546.615

14

14

Unimagem

535.994

9

15

OgilvyPR

514.183

9

16

Media Consulting

509.523

10

17

Hill & Knowlton

509.304

13

 Consultoras com “Fee Income” superior a 500 mil euros em 2011.
Dados obtidos a partir da declaração oficial de IES do ano 2011.

Este indicador, na referência anual, obtém-se no IES a partir da rubrica 03-A (Vendas e serviços prestados) subtraindo-lhe as contas 621 (subcontratos), 6221 (trabalhos especializados) e 6268 (outros serviços).

Ranking Global 2011

 

 

Fees

Sede

Grupo / Obs.

1

Edelman

615

EUA

Independente

2

Weber Shandwick

590

EUA

IPG

3

Fleishman Hillard

520

EUA

Omnicom

4

MSL

474

França

Publicis

5

Burson-Marsteller

450

EUA

WPP

6

Hill & Knowlton Strategies

390

EUA

WPP

7

Ketchum

385

EUA

Omnicom

8

Ogilvy PR

280

EUA

WPP

9

EuroRSCG

208

França

Havas

10

FTI

201

GB

Financeira

11

Brunswick

200

GB

Financeira

12

Cohn & Wolfe

160

EUA

WPP

13

Golin Harris

150

EUA

IPG

14

Grayling

144

GB

Huntsworth 

15

Media Consulta

124

Alemanha

Independente

Fees: Milhões de US Dólares. Fonte: The Holmes Report / Apenas um número
reduzido de consultoras disponibiliza dados de Recursos Humanos

Modificado em segunda, 26 novembro 2012 17:18
Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2015 briefing     Ficha Técnica