Briefing

Início > Comunicação > LPM confirma liderança das consultoras de Comunicação

LPM confirma liderança das consultoras de Comunicação

sexta, 21 setembro 2012 11:08

LPM confirma liderança das consultoras de Comunicação
A LPM confirmou a posição de liderança destacada do mercado das consultoras de Comunicação, de acordo com os dados oficiais relativos a 2011 agora conhecidos.

O Briefing considerou as empresas com mais de meio milhão de euros de “fees” anuais, seguindo a metodologia do Holmes Report, no total de dezasseis. O mercado analisado teve um crescimento global de cerca de 2% comparativamente com o exercício anterior.

A companhia fundada por Luís Paixão Martins, que emprega 75 consultores,  declarou 5,1 milhões de euros de “fees”, tendo registado a evolução positiva de cerca de 10%.  A sua quota de mercado manteve-se estacionária nos 25%.

A GCI de José Manuel Costa (2,4 milhões de euros) e a JLM de João Libano Monteiro (2 milhões de euros) completam o pódio. A Lift, com o segundo maior crescimento, posicionou-se em 4º lugar.

As performances registadas pelas quatro principais consultoras contrastam, no entanto, com uma quebra acentuada das empresas médias. Neste plano negativo destacaram-se a Porter Novelli do grupo Omnicom (-25%) e a Unimagem (-24%), aquelas que mais sofreram em 2011.

Também se registaram decréscimos significativos na Youngnetwork de João Duarte (-17%), na Imago do grupo espanhol Llorente y Cuenca (-14%), na Parceiros (-14%) e na First Five de João Tocha (-14%).

Os elementos disponíveis permitem relevar o elevado crescimento (80%) da Nextpower, de Rodrigo Moita de Deus.

Quanto ao número de consultores, Youngnetwork (de 26 para 48) e Nextpower (de 4 para 15) distinguiram-se pela criação de emprego.

O ranking omite os dados da consultora CVA por esta ter deixado de os publicar.

Ranking Portugal 2011 

 

 

FEES

COLABORADORES

1

LPM

5.073.378

75

2

CVA

3.932.274

43

3

GCI

2.393.833

55

4

JLM

1.956.879

12

5

Lift

1.713.127

38

6

Inforpress

1.270.165

20

7

Imago

1.160.627

21

8

Parceiros

967.211

25

9

YoungNetwork

881.432

48

10

First Five

786.224

11

11

Porter Novelli

707.303

17

12

NextPower

559.513

15

13

M Public Relations

546.615

14

14

Unimagem

535.994

9

15

OgilvyPR

514.183

9

16

Media Consulting

509.523

10

17

Hill & Knowlton

509.304

13

 Consultoras com “Fee Income” superior a 500 mil euros em 2011.
Dados obtidos a partir da declaração oficial de IES do ano 2011.

Este indicador, na referência anual, obtém-se no IES a partir da rubrica 03-A (Vendas e serviços prestados) subtraindo-lhe as contas 621 (subcontratos), 6221 (trabalhos especializados) e 6268 (outros serviços).

Ranking Global 2011

 

 

Fees

Sede

Grupo / Obs.

1

Edelman

615

EUA

Independente

2

Weber Shandwick

590

EUA

IPG

3

Fleishman Hillard

520

EUA

Omnicom

4

MSL

474

França

Publicis

5

Burson-Marsteller

450

EUA

WPP

6

Hill & Knowlton Strategies

390

EUA

WPP

7

Ketchum

385

EUA

Omnicom

8

Ogilvy PR

280

EUA

WPP

9

EuroRSCG

208

França

Havas

10

FTI

201

GB

Financeira

11

Brunswick

200

GB

Financeira

12

Cohn & Wolfe

160

EUA

WPP

13

Golin Harris

150

EUA

IPG

14

Grayling

144

GB

Huntsworth 

15

Media Consulta

124

Alemanha

Independente

Fees: Milhões de US Dólares. Fonte: The Holmes Report / Apenas um número
reduzido de consultoras disponibiliza dados de Recursos Humanos

Modificado em segunda, 26 novembro 2012 17:18

Canais Briefing

Prev Next
Canal EDP
Canal CTT
Canal Super Bock
Canal MacDonald's
Canal LPM Comunicação
Canal Euro RSCG
Canal Valorsul
Canal Mundial 2010
Canal Euro 2012
Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2014 briefing     Ficha Técnica