Briefing

Início > Comunicação > Influenciadores digitais são as novas celebridades. Palavra de Sandra e Carolina

Influenciadores digitais são as novas celebridades. Palavra de Sandra e Carolina

quinta, 20 abril 2017 13:40

Os influenciadores digitais vieram substituir as celebridades em que, durante muitos anos, as pessoas acreditavam. Esta é a convicção de Carolina Afonso e Sandra Alvarez, autores de "Ser Blogger", uma edição da Marcador lançada esta quarta-feira em Lisboa.

Marketeers de profissão, as autoras lançaram-se neste projeto há dois anos, depois de verificarem que os influenciadores digitais têm vindo a ganhar peso enquanto elemento decisivo no processo de compra dos portugueses.

"Para mim, que trabalho em media, o aparecimento dos bloggers veio revolucionar a forma como as marcas comunicam com os seus públicos-alvo. Quando fazemos planeamento de meios consideramos, sempre que é pertinente, alocar uma parte do budget dos anunciantes a estes influenciadores digitais, que são diferenciadores e em que as pessoas acreditam", afirmou a diretora-geral da PHD em Portugal.

São, na sua opinião, as novas celebridades. Mas são também marcas e, enquanto tal, têm de criar uma identidade e uma imagem e construir a sua credibilidade.

Por sua vez, Carolina Afonso, que nos últimos seis anos foi diretora de Marketing da ASUS, função que deixou para se dedicar à docência e investigação, sustentou que o grande elemento diferenciador que este livro traz ao mercado é o facto de ser escrito na ótica do marketing e da comunicação.

"Olhamos para este fenómeno dos blogues não na perspetiva de bloggers, porque não o somos, mas na perspetiva de duas profissionais de marketing e comunicação que há muitos anos lidam com estes novos influenciadores", afirmou.

"Ser Blogger" destina-se a quem já pretende ter um blogue, ajudando a criar e a rentabilizar essa marca, mas, segundo as autoras, também pode ter relevância para quem já tem um blogue de sucesso. Bem como para os marketeers, no sentido de lhes permitir perceber que "há muitas formas de trabalhar com os bloggers e não apenas as duas ou três que todos usam, da mesma maneira" e assim poderem usar as marcas dos blogues em prol das suas próprias marcas.

O livro conta com testemunhos de autores da blogosfera nacional, três dos quais estiveram na apresentação: Martim Mariano, jornalista da SIC e blogger, Maria Guedes, autora do blog Stylista, e Sofia de Castro Fernandes, autora de "Às nove no meu blog" e que assina o prefácio da edição.

Influenciadores digitais são as novas celebridades

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Modificado em quinta, 20 abril 2017 16:18


Considerações Legais     © 2016 briefing     Ficha Técnica  Estatuto Editorial