Briefing

Início > Criatividade > O que é urgente na ilustração? Evoluir, diz o Jorge

O que é urgente na ilustração? Evoluir, diz o Jorge

sexta, 08 maio 2015 12:08

A ilustração precisa de evoluir rapidamente para uma rede difusa e ágil, capaz de gerar eventos e negócios criativos que apostem no mundo inteiro como mercado. As palavras são de Jorge Silva que, pela terceira vez responsável pela curadoria de ilustração, traz mais uma edição da Ilustra 33 à Creative Jam, que termina com a 17ª edição do Festival do Clube de Criativos.

O designer e fundador da silvadesigners convidou 33 ilustradores para construírem aquela que será a maior mostra coletiva de ilustração. Diz Jorge Silva que se trata de uma verdadeira "seleção nacional" de ilustradores, "que contempla algumas das frentes mais criativas, como as publicações periódicas, a literatura para crianças, a publicidade e o circuito das galerias de arte".

A Ilustra 33, que tem por hábito apresentar soluções expositivas "simples e espetaculares adaptadas aos espaços", ganha, este ano, forma de estaleiro de obras, com prumos de cofragem usados na construção civil que suportam placas de contraplacado onde são estampadas as ilustrações.

O resultado é uma montra "da excelência da ilustração portuguesa, que reforça o sentimento de pertença de uma comunidade artística que, pelas contingências do mercado e incapacidade sistémica de agregação corporativa, não tem tido palco fácil para eventos desta natureza", diz Jorge Silva.

É que, diz o designer, "com a estafada crise global e a falta de escala do país, a ilustração portuguesa é um elo fraco na cadeia de produção cultural, e como profissão ou atividade remunerada tem sofrido uma forte redução de valor". Também aqui se sente o impacto da urgência pois, segundo Jorge Silva, o tempo e o dinheiro escasseiam nas indústrias criativas.

Além disso, os preços baixos aviltam o trabalho criativo, fragilizam a sua importância nos projetos de comunicação e desqualificam o rico historial do país nesta área. Por isso, a Ilustra 33, tanto pela criteriosa seleção de talentos, como "pelo projeto expositivo low cost mas engenhoso", dignifica a ilustração nacional e os ilustradores representados.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Briefing advocatus fibra Welcome store


Considerações Legais     © 2016 briefing     Ficha Técnica  Estatuto Editorial