Briefing

Início > Entrevistas > “Clear thinking” é com a White. A Filipa e o Ricardo fazem o balanço de dez anos

“Clear thinking” é com a White. A Filipa e o Ricardo fazem o balanço de dez anos

quarta, 28 dezembro 2016 13:22   Filipa Montalvão e Ricardo Henriques da Silva, managing partners da WHITE_Brand Services

“Clear thinking” é com a White. A Filipa e o Ricardo fazem o balanço de dez anosA White, agência de branding & design do WyGroup, assinala dez anos com um rebranding da sua própria marca e uma renovação do site. Sinais para o Mercado, dizem os managing partners, Filipa Montalvão e Ricardo Henriques da Silva. Para 2017, contam com novas contas e novos projetos a que darão um toque de "clear thinking".

Briefing | Que balanço fazem destes dez anos?

Filipa Montalvão e Ricardo Henriques da Silva |Os dez anos de negócio da WHITE foram, a todos os níveis, extraordinários. Desenvolvemos projetos únicos com diversas dimensões e responsabilidades. Ao longo dos últimos anos trabalhámos marcas em diferentes setores de atividade, desenvolvendo as suas estratégias e eixos de comunicação. E foram os desafios dos nossos clientes – alguns já com 8 anos de colaboração – que nos permitiram evoluir e crescer.

Briefing | Foram dez anos que, de certa forma, coincidiram com o pico da crise económica em Portugal. Que impacto teve no negócio da agência?

FM e RHS | Desde 2006 que o mundo, como o conhecíamos, sofreu grandes alterações. Um fator muito importante, como destaca na questão, foi a crise económica que se fez sentir a partir de 2008. Não fomos imunes à crise, como quase nenhuma empresa o foi desde então, no entanto o modelo de gestão adotado permitiu-nos crescer sempre acima da média do mercado nacional.
Para que isto fosse possível devemos em primeiro lugar dar crédito aos nossos clientes – aos que trabalham e aos que já trabalharam connosco – porque, apesar do desafio que esta crise acarretou, não deixaram de acreditar nas suas marcas e negócios. Em segundo lugar, e não menos importante, a todos os nossos colaboradores, que diariamente garantem um nível de profissionalismo muito elevado.

Briefing | A agência reclama uma abordagem de "Clear Thinking". O que significa exatamente e como se aplica na prática em prol da criação ou gestão de marcas?

FM e RHS | O statement 'Clear Thinking' tem a ver com a capacidade da agência para responder de forma assertiva aos briefings que recebemos. É, de facto, a partir deste trabalho de pesquisa e conhecimento que desenvolvemos insights e definimos estratégias para qualquer projeto.

Briefing | A WHITE posiciona-se sobretudo no mercado B2B. Porquê?

FM e RHS | A WHITE é uma agência criativa de Branding & Design que opera no mercado de Mkt&Com, mas a maioria da nossa carteira é composta por grandes grupos empresariais e, por isso, temos vindo a especializar-nos em comunicação corporativa. Nomes como a Deloitte, José de Mello, Mota-Engil, PLMJ, REN e Siemens, entre outros não menos importantes, destacam-nos da concorrência.

Briefing | Que desafios oferece a criação de marcas neste segmento?

FM e RHS | Antes de mais, criar um logótipo é uma coisa, criar uma marca é outra. O desafio de conseguir criar um sistema coerente e consistente para uma marca presente em 3 polos geográficos – Europa, África e América Latina – distribuída por 22 países com +25.000 colaboradores é complexo, mas fundamental enquanto primeira representação de como a própria empresa atua no mercado. O reconhecimento e valorização da marca tornam-se muito maiores e numa época de enorme competitividade, a diferenciação é um importante degrau para o sucesso. 
Por outro lado, é necessário acompanhar a evolução da marca e as orientações estratégicas dos conselhos de administração, de forma a promover sempre as principais mensagens e os valores que melhor definem o posicionamento e as vantagens competitivas das empresas. É aqui que nos temos especializado, pois a nossa abordagem passa por construir marcas e eixos de comunicação numa visão a médio e longo prazo.

Briefing | A agência assinala este aniversário com um novo site e um rebranding da sua própria identidade: havia necessidade de renovação?

FM e RHS | Renovar a marca WHITE foi um sinal que enviámos ao mercado, nacional e internacional. Em ano de celebração do décimo aniversário quisemos reforçar a energia e a criatividade que nos definem. A par da nova imagem implementámos um novo site onde é possível consultar uma seleção do abrangente portefólio que construímos nos últimos 10 anos.

Briefing | Como espera fechar as contas deste ano e que evolução face a 2015?

FM e RHS | A WHITE não apresenta as suas contas separadas do WYgroup. O que o WYgroup estima faturar de forma consolidada em 2016 é um valor que rondará os € 12,5 M sendo que este valor representa um crescimento superior a 15%. O que podemos afirmar é que prevemos crescer de forma sustentada e contínua.

Briefing | Que perspetivas para 2017?

FM e RHS | Temos já garantidas novas contas e novos projetos que não podemos ainda revelar, mas que virão reforçar significativamente a nossa carteira e notoriedade. Em 2017 a nossa abordagem irá manter-se, pelo que estaremos focados em continuar a entregar aos nossos atuais e potenciais clientes projetos de muita qualidade.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 


Considerações Legais     © 2016 briefing     Ficha Técnica  Estatuto Editorial