Briefing

Início > Fibra > Se te achas o melhor hacker de Portugal isto é para ti

Se te achas o melhor hacker de Portugal isto é para ti

quinta, 26 janeiro 2017 12:45

A EDP e a Microsoft, em colaboração com a NarrowNet, vão promover um Hackathon para encontrar os melhores hackers em Portugal. O evento visa o desenvolvimento de cenários de inovação que contribuam para a promoção de projetos empresariais diferenciadores.

Com este evento, a EDP e Microsoft ambicionam motivar jovens, maiores de 18, e startups a inovar. As empresas querem encontrar programadores que desenvolvam novas abordagens tecnológicas com Smart Meters, ou seja, Contadores Inteligentes. O objetivo é que tenham a capacidade de registar o consumo de energia e comunica-lo autonomamente à EDP.

As inscrições para o Hackathon podem ser feitas até dia 1 de fevereiro e os participantes devem organizar-se em equipas de dois ou três elementos. Cada equipa deve desenvolver um protótipo de uma solução que permita a comunicação entre os dados entre um medidor inteligente e uma cloud, através de um protocolo de baixa largura de banda. Das candidaturas serão selecionadas no máximo 20 equipas para participar no evento que decorre entre 8 e 24 de fevereiro.

A primeira fase do projeto é focada no hardware e a segunda no software, envolvendo o uso da rede de comunicações NarrowNet (protocolo de mensagens Sigfox), a integração da solução com as ferramentas do Microsoft Azure e o desenvolvimento de um produto utilizável.

As soluções implementadas serão avaliadas por um júri sob os critérios de integridade, eficiência, eficácia e qualidade de projeto. No final três equipas serão distinguidas e todas vão receber um multi-sensor Sens'It para comunicar na rede NarrowNet. Além disso, cada membro da equipa vencedora vai receber um Microsoft Surface Pro 4, a equipa que ficar em segundo lugar vai receber um Microsoft Lumia 640 e o terceiro lugar vai receber um Kit de IoT.

Além dos prémios as equipas que demonstrarem potencial serão convidadas a fazer parte do EDP Starter Program em Portugal, Espanha ou Brasil.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 


Considerações Legais     © 2016 briefing     Ficha Técnica  Estatuto Editorial