Crise "custa" 0,10€
- 21 Dezembro 2011
![]()
Cansados de ouvir falar da crise, os trabalhadores da agência de marketing de guerrilha be_sixty2 (B62) decidiram meter "mãos à obra" e desenvolver uma campanha contra a mesma. Para tal, foram criados mealheiros, onde devem ser depositado 0,10 euros por cada vez que a palavra "crise" for pensada, dita ou escrita, e enviados a várias empresas e meios de comunicação, desafiando empresários e jornalistas.
Tudo começou com a elaboração de uma carta onde a agência explica os motivos pelos quais a crise a irrita. A ideia da iniciativa surgiu "da irritação generalizada na be_sixty2 em relação àqueles que passam o dia a falar na crise e, muitas vezes, sem razão para isso" explica ao Briefing Manuel Gravata, unit director da be_sixty2. "Acreditamos que temos de parar de falar na crise e de usá-la como desculpa para tudo, e que devemos, em vez disso, pôr mãos à obra e olhar para a frente. Alguns terão realmente de aprender a poupar, de aprender a optimizar os seus recursos, mas sem consumo a economia não vai voltar a crescer. É preciso investir", adianta.
Ao todo, foram já enviados 500 mealheiros, criados e produzidos de raiz pela B62. Mas a campanha parece ter ganho adeptos e, "a pedido de mais interessados, onde se incluem vários jornalistas", a agência está a produzir mais 500.
Esta é uma forma de a B62 incentivar os portugueses a lutar contra a crise mas Manuel Gravata adianta, ainda, achar que esta é também uma crise de assunto: "À falta de desgraça maior, fala-se na crise e desperdiça-se muito tempo com isso. Se pararmos de falar tanto nela, focamo-nos mais em resolvê-la", revela ao Briefing.
Também na b_sixty2 esta política está implementada; há vários mealheiros espalhados pela equipa. Por isso mesmo, e por responder às perguntas do Briefing, o unit director desabafa: "E só à conta desta acção já tivemos de depositar 40 cêntimos. Depois desta entrevista ficámos já com dinheiro para um café no final do mês".
Catarina Caldeira Baguinho
Fonte: Briefing
| < Anterior | Seguinte > |
|---|
Artigos Relacionados
- Volkswagen aproveita gafe da RTP para campanha
- H3 abre primeira loja de rua da marca
- “Marcas de Confiança 2011” revelam favoritos dos portugueses
- 9 apaixona utilizadores do facebook
- Lisboa inaugura Pátio da Galé a 25 de Fevereiro
- Sagres lança campanha “Amigos Somos Nós”
- Izi é agora Izibuild
- Continente promove promoção “Férias Continente”
- Sumol desafia consumidores a praticar a filosofia da marca
- Assuma-se como treinador na Liga Virtual Zon Sagres
- Menos publicidade em TV mas spots com mais tempo
- GM deixa de anunciar no Facebook
- FC Porto aplaude adeptos com campanha de publicidade (com vídeo)
- JCDecaux com painéis solares da Vulcano
- PUBLIdevoradores estão de volta
- Táxi Advertising comunica CUF Cascais
- Marcas com naming têm retorno de notoriedade
- JC Decaux Innovate realça tecnologia do Opel Ampera
- Publicidade da Meo é a mais recordada
- Frize oferece “Bolsas de Loucura” de 500€
- Diretor de Comunicação da EDP é Marketeer do Ano
- Marcas e a crise em debate em Coimbra
- Comunicar inovação com iogurtes
- Media Consulting alarga carteira de clientes
- NOSSA desenvolve branding da DYN CORK
- Guess What PR reforça carteira de clientes
- Super Bock "veste" FC Porto por mais dois anos
- Draftfcb patrocina novos talentos
- Happy Brands assina novo site da Valorcar
- SeSDerma ao cuidado da Media DuYes
![]()
Assinar a edição impressa ›››
(toda a informação por apenas 85 euros)
Assinar gratuitamente newsletter diária ›››
![]()
![]()







