Briefing

Início > Marketing > Comunicação a "prestações"

Comunicação a "prestações"

segunda, 04 junho 2012 02:00

Comunicar agora e pagar depois – é esta a proposta da Designarte graças à parceria com a Grenke, empresa alemã especializada em renting e soluções financeiras, com vista as PME portuguesas. O Briefing foi falar com Paulo Taveira, diretor geral da Designarte para saber mais sobre este novo regime de comunicação.



Do que se trata exatamente quando se fala em comunicação em regime de renting?

 

Sendo a Grenke uma empresa financeira vocacionada para o financiamento de serviços de informática e de software, o protocolo estabelecido entre a Grenke e a Designarte permite disponibilizemos serviços de webdesign (e eventualmente de design, mas sempre com a componente digital) aos clientes, mas em regime de renting. Explicando com exemplo, o cliente em vez de pagar mil euros por um serviço, paga 100 euros durante 12 meses, vendo dessa forma o investimento diluído no tempo, o que lhe permite tirar partido do retorno que possa gerar o investimento em termos de vendas, enquanto paga o serviço de forma diluída. O cliente faz um contrato de renting com a Grenke e "fica a pagar" mensalmente (durante um, dois ou três anos). Isto é, uma das grandes vantagens é que não entra no passivo bancário, é um Renting (como nos automóveis).

De onde nasce esta parceria com a empresa  alemã Grenke? Visa a responder a algum tipo de necessidades por parte do cliente/Designarte?


Esta parceria nasce do interesse da Designarte em disponibilizar serviços em que o cliente "paga a prestações", bem como do interesse da Grenke em ter parceiros nesta área, com uma carteira de clientes interessantes e de confiança. O facto de a Designarte estar no mercado há 12 anos e apresentar um crescimento sustentado (apesar da crise), potenciou esta parceria.

Temos sentido ao longo dos últimos anos que muitos dos nossos clientes querem investir, sentem essa necessidade para combater a crise, mas têm dificuldades de tesouraria e perguntam-nos se não temos nenhuma forma de fazer o pagamento diluído. Com esta parceria com a Grenke, já podemos prestar serviços neste regime.

De que modo esta "solução" vai ao encontro com as PME?


Precisamente porque as PME estão a atravessar uma situação muito difícil, com dificuldades de tesouraria, mas ao mesmo tempo precisam de investir em marketing e na área comercial para tentar potenciar as vendas. Precisam de comunicar de forma aguerrida, fazer promoções, descontos, promover passatempos.

Por poucas palavras, é credível dizer que este serviço "paga em prestações" comunicação e marketing?


Sim, é  exatamente disso que se trata. De facto, os clientes pagam os serviços em prestações, mas atenção que não é um crédito, portanto não entra no passivo bancário, é um serviço de renting.

Este sistema de renting é inédito em Portugal?


É inédito nesta área (design web e comunicação), sem dúvida! É natural que a Grenke esteja também a procurar parcerias com outras agências de comunicação para desenvolver o serviço.

Quantas empresas já aderiram a este sistema?


Esta situação é muito recente e a Designarte ainda não a divulgou pelos seus meios internos (Facebook, website, emailing, etc).

Mas temos vindo a apresentar este sistema aos clientes em reuniões e temos tido vários pedidos de propostas. Temos inclusive uma empresa cliente, uma PME, que nos adquiriu o website e uma série de outros serviços de design  (identidade corporativa, brochuras, design de embalagens) e que já vai fazer o pagamento neste regime de renting, durante três anos. Como se pode imaginar, caso estas ações de marketing sejam eficazes e gerem retorno, o cliente consegue potenciar negócios à medida que vai pagando o investimento, sem que isso entre no passivo da empresa. É esta a grande vantagem para as  empresas.

Que ganhos a Designarte detém com este sistema?


Com este sistema de pagamento, a Designarte consegue vender serviços aos clientes que estão interessados nesta modalidade e que de outra forma não teriam possibilidade de investir. É uma forma de tentarmos também aumentar as nossas vendas num período de tanta retração. A Grenke, assim como é normal em todas as financeiras, faz o pagamento a pronto à Designarte, ficando a receber do cliente durante o período acordado.

Fonte: Briefing


Considerações Legais     © 2016 briefing     Ficha Técnica  Estatuto Editorial