Briefing

Início > Media > Quatro décadas de história numa obra só

Quatro décadas de história numa obra só

terça, 29 novembro 2016 13:39

O livro "Em liberdade, 40 anos de televisão em Portugal", da autoria de António Paulo Santos, Francisco Serôdio e Tiago Sousa, contou com testemunhos na primeira pessoa de várias figuras públicas da sociedade portuguesa. Os autores pertencem à Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE).

Com recurso a entrevistas a vinte personalidades da esfera televisiva portuguesa, os autores quiseram realizar um enquadramento da televisão em Portugal antes do 25 de abril e abordar as transformações decorridas pós-revolução (televisão a cores, telecomando, produção independente, aparecimento da televisão privada).

O livro pretende abranger todas as transformações de que foi objeto a televisão, que insurgiu uma maior proximidade para com as audiências e uma necessária democratização do "grande e principal veículo de informação e de entretenimento" no âmbito dos media.

"Quisemos agregar numa mesma obra toda a evolução de que foi objeto a 'caixa mágica' ao longo destas já quatro décadas, em liberdade. Neste importante contributo literário, não podíamos deixar de ouvir alguns dos protagonistas de todas as transformações televisivas decorridas, transformações estas que foram realizadas de mãos dadas com a natural evolução da sociedade portuguesa. São testemunhos muito ricos, na primeira pessoa, de várias memórias de toda esta transição", segundo o diretor-geral da GEDIPE, António Paulo Santos.

A apresentação oficial do livro será feita dia 14 de dezembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e a sessão de abertura conta com a presença de Manuel José Damásio, da Universidade Lusófona, seguida pela apresentação da obra por Manuel Fonseca, da Editora Guerra e Paz.

História da televisão em livro da GEDIPE

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Modificado em terça, 29 novembro 2016 15:32


Considerações Legais     © 2016 briefing     Ficha Técnica  Estatuto Editorial