Crescimento de investimento publicitário na Internet é "inevitável”
- 07 Fevereiro 2011
O crescimento do investimento publicitário na Internet é "inevitável", em particular nos órgãos de comunicação social, porque as marcas têm de acompanhar "os sítios onde as pessoas estão", defende o especialista em marcas Carlos Coelho.
Para o presidente da Ivity Brand Corp., os títulos portugueses têm sabido adaptar-se à Internet, e depois de uma primeira fase de "mera adaptação de conteúdos" já existem diversas opções personalizadas que permitem aos leitores uma "forma de relação com a informação diferente, mais próxima do formato do jornal e livro", nomeadamente por via de dispositivos com o iPad, da Apple.
Com efeito, segundo dados a que a agência Lusa teve acesso, o mês de Janeiro foi um dos que registou mais visitas de sempre desde que as audiências de Internet em Portugal passaram a ser auditadas pela Marktest, em Janeiro de 2007.
Por exemplo, em Janeiro deste ano a 'homepage' do Sapo, a página que lidera o 'ranking' Netscope, registou o terceiro mês com mais visitas de sempre desde que há audiências.
O começo do ano registou uma subida generalizada nas audiências Internet de diversos órgãos, com a página do jornal Sol a subir 104 por cento e a do Diário Económico 94 por cento relativamente ao mês homólogo, a jeito de exemplo. A Netscope, que controla as visualizações de páginas Internet, revela na quarta-feira a globalidade das páginas mais visitadas em Janeiro.
"Uma marca não é um ser abstracto", realça Carlos Coelho, pelo que a escolha dos internautas por determinado órgão prende-se acima de tudo com dois elementos: o conhecimento interiorizado da marca e questões técnicas como a "capacidade de síntese" na informação e as facilidades de "adaptação ao meio", entender que "uma página de jornal não é o mesmo que um ecrã de computador".
O investimento publicitário terá em 2011 valores em linha com 2010, com a imprensa e o cinema a perderem quota, mas a televisão paga e a Internet a crescer, de acordo com as agências de meios Carat e Initiative.
Fonte: Lusa
| < Anterior | Seguinte > |
|---|
Artigos Relacionados
- Vídeos da Samsung Portugal causam polémica nas redes sociais (com vídeo)
- Português “põe” brasileiros a doar órgãos (com vídeo)
- Windows 8 explicado aos adultos por uma criança em Portugal (com vídeo)
- “A ideia é fazer uma agência muito boa”
- Young Lions: Fábio Paím dá “lição de vida” a jovens talentos
- Optimus comunica novo tarifário
- Samsung pede desculpa pelos vídeos
- Samsung: Urso “invade” gravações de anúncio (com vídeo)
- Vodafone lança maior campanha publicitária do ano (com vídeo)
- Hugo Veiga, o português que criou para a Dove (com vídeo)
- Produtos “Made in Portugal” têm qualidade, mas são caros e não dão prestígio
- Banco Santander apoia Ferrari até nas nuvens (com vídeo)
- Heineken “dá música” no Optimus Alive pelo segundo ano
- Subir autocarros de dois andares? É a Urbanathlon, da Men's Health
- Como a Samsung inspira o realizador de “O Grande Gatsby” (com vídeo)
- Hitchcock no Expresso
- ICSC distingue campanhas em centros comerciais portugueses
- O que tem Usain Bolt a ver com a Samsung? (com vídeo)
- Atlântico agora é Meo Arena, “outro palco”
- Poupança BES Júnior entrega 20.000 euros à Caritas
![]()
- Media: competir pelo tempo das pessoas
- Media: "Vamos ter de fechar conteúdos em 2013"
- Plural com nova estrutura diretiva
- Porto Canal reforça presença online
- Rádio: MCR alcança R/Com
- The Sun avança para paywall em agosto
- SIC Internacional chega à Austrália e SIC Notícias a França
- Notícias Magazine lança Movimento Hipersaudável
- Metro conquista quatro prémios internacionais
- Audiências: CAEM "tem feito tudo" para acolher todas as opiniões
![]()
Assinar a edição impressa ›››
(toda a informação por apenas 85 euros)
Assinar gratuitamente newsletter diária ›››
![]()
![]()






