Nestlé lidera nos folhetos promocionais

Nestlé lidera nos folhetos promocionais
A Marca Nestlé lidera, seguida pela Pescanova e Nobre, o ranking de marcas com mais inserções em folheto, nos primeiros oito meses do corrente ano, em todas as categorias, excluindo marcas próprias.

Esta é uma das conclusões da nova ferramenta de análise de folhetos promocionais, desenvolvida pela Marktest.
A Nestlé surge destacada com 680 inserções (ver tabela ). Já os folhetos do Continente são aqueles que mais espaço forneceram aos retalhistas para divulgação dos seus produtos, com 17, 41% do total de inserções, no período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto.

O e-FolioTrack reúne num site os folhetos da Grande Distribuição desde o dia 1 de Janeiro de 2009. As insígnias em análise são o Continente, Modelo, Modelo Bonjour, Jumbo, Pão de Açucar, Feira Nova, Pingo Doce, LIDL, Minipreço, E Leclerc, Intermarché, Ecomarché e El Corte Inglês, sendo que, desde o dia 1 de Julho de 2009, a Marktest passou também a recolher e classificar os folhetos da Media Markt, Rádio Popular, Vobis, Worten, Fnac, Staples, El Corte Inglês não alimentar, San Luis, Electric Co e Box.

Pedro Queirós, da Marketest, explica que “no mercado português os folhetos são uma das ferramentas promocionais mais fortes à disposição de marcas e insígnias, estando o  consumidor familiarizado com este meio de comunicação e procurando-o no sentido de encontrar bons preços, boas promoções e produtos inovadores”.
No período analisado, o Continente surge, desta forma com 9221 inserções, seguido do Intermarché com 11,43% do total de produtos de folheto. A finalizar a tabela temos o Pingo Doce, que não publicitou nos seus folhetos mais de 263 artigos. Já no que diz respeito às categorias de produtos, os artigos de mercearia lideram, com 12,56% das inserções, logo seguidos dos lacticínios. Os chocolates e as Bolachas são de todas as categorias as mais publicitadas dentro do canal Hipers, Supers e Discouts, liderando dentro dos produtos de mereceria.
Se analisarmos apenas os folhetos “Grandes Marcas com 50% de desconto em cartão” do Continente, a tendência mantém-se, e a mercearia evidencia-se com 98 inserções, o que representa 13% dos produtos representados. 

Em termos de metodologia, a Marktest recolhe os folhetos nas lojas, digitaliza as páginas e depois insere todos os produtos. No que diz respeito à disponibilização da informação, esta é efectuada no site, no máximo 72 horas após a saída do folheto. O objectivo é no médio prazo cobrir todas as insígnias de todas as áreas de retalho especializado que tenham folhetos nas suas lojas.

Veja o desenvolvimento deste tema na edição de Outubro do jornal Briefing, que chega amanhã aos assinantes.

Fonte: Briefing / Exclusivo Briefing/Marktest

Tabelas:

Nestlé lidera nos folhetos promocionais   Nestlé lidera nos folhetos promocionais

Terça-feira, 13 Outubro 2009 11:13


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor