Reino Unido: informações divulgadas no Twitter são públicas

twitter.jpg
As informações divulgadas na rede social de microblogging Twitter são públicas, e, como tal, podem ser reproduzidas em jornais, deliberou hoje a Press Complaints Comission (PCC), entidade que regula a imprensa britânica.

A decisão surgiu na sequência de uma queixa apresentada naquele organismo regulador por uma funcionária do Departamento dos Transportes contra os jornais Daily Mail e Independent on Sunday por terem publicado, em novembro do ano passado, informação que partilhou no Twitter.

Os jornais reproduziram tweets de Sarah Bakersville em que esta referia estar bêbeda e que se ausentava do escritório para beber vinho tinto e cerveja. A funcionária do Departamento dos Transportes usava também o Twitter para escrever sobre a insatisfação que sentia em relação a algumas medidas do governo.

Sarah Bakersville alegou que as mensagens que escreveu se destinavam a ser lidas apenas pelos 700 seguidores que tem no Twitter e que as frases foram mal interpretadas pelos jornais.

Por outro lado, o Daily Mail e o Independent on Sunday declararam que as mensagens eram públicas e podiam ser lidas por qualquer pessoa.

A PCC deliberou a favor dos jornais, naquela que é a primeira deliberação que o regulador toma em relação à republicação de informação colocada no Twitter.

“A comissão decidiu que a republicação de informação por jornais de âmbito nacional, apesar de esta ser dirigida a um público menor, não constitui violação de privacidade”, referiu o presidente da PCC, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Fonte: Lusa

Quarta-feira, 09 Fevereiro 2011 13:37


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor