O movimento “menos um carro”, criado há mais de um ano pela Carris, promove a mobilidade sustentável através da utilização dos transportes públicos de forma mais racional e intensiva, com todas as vantagens para a qualidade de vida e ambiente nos locais onde os cidadãos moram e/ou trabalham.
No novo site, o Índice de Mobilidade Sustentável (IMS) foi reformulado e está mais simples e directo permitindo comparações de resultados e a partilha imediata através do Facebook. O IMS é um valor numérico que revela o nível e a qualidade da mobilidade de cada pessoa.
“Continuamos a ser um movimento de todos, um movimento a favor de uma melhor e maior mobilidade sustentável” – reforça o “menos um carro”. “Queremos que partilhem connosco as vossas histórias, os vossos desabafos ou sugestões, as inovações nacionais ou internacionais ou que viram nas ruas das cidades portuguesas ou estrangeiras”.
A Carris reuniu um conjunto de parceiros com responsabilidades e conhecimentos nesta área, incluindo a Polícia de Segurança Pública, Instituto Português da Juventude, Associação Portuguesa do Ambiente, Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, Quercus, Direcção Geral de Saúde, Associação Salvador, ACAPO e Universidade Católica, assim como a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, a Associação Empresarial de Lisboa, a GEOTA, a EMEL, o movimento 10:10 e o Metro de Lisboa
Fonte: GCI