43% dos jovens consumidores portugueses privilegiam a experimentação em loja

experimentar_loja_p
43% dos consumidores com menos de 30 anos e 36% dos indivíduos com mais de 50 afirmam privilegiar a loja como local de compra, bem como as lojas que criam eventos, através do lançamento de produtos em primeira mão, demonstrações ou animações.

Os dados são do Observador Cetelem 2011 e adiantam que factores com a experiência com os produtos “a sério”, testá-los, tocá-los e efectuar uma última comparação após os procedimentos de pesquisa de informação efectuados na Internet, continuam a ser reflexos do consumidor.

De acordo com o estudo, a “comparação” é um comportamento com tendência a crescer entre os consumidores em Portugal. 69% dos jovens compara os preços muito atentamente e 65% procura sempre as melhores promoções. Esta não é só efectuada em casa, através da Internet, mas também nas loja. Vários consumidores declaram que “é importante ver o produto, experimentá-lo antes de o ter, sobretudo se for caro”.

“As análises que efectuámos mostram-nos que a Internet é cada vez mais uma ferramenta preponderante no processo de decisão de compra. Ao analisarmos esta questão da experimentação verificamos que se nas lojas fosse possível testar os produtos mais frequentemente, talvez incentivasse os consumidores a voltar à loja para procurarem informação, em detrimento da Web”, afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.

As análises e previsões do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE. As sondagens aos consumidores foram realizadas com base num inquérito barométrico, realizado através da Internet e aplicado, também, por amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de treze países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia. No total foram inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.

Fonte: Multicom

Segunda-feira, 27 Junho 2011 23:00


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor