BlackBerry Messenger é o meio de comunicação nos motins de Londres

bbm

O BlackBerry Messenger é o meio de comunicação mais utilizado pelos manifestantes nos motins da cidade de Londres, que caminham hoje para a quarta noite. A manifestação começou como um protesto contra a morte de Mark Duggan, que foi baleado pela polícia, pelo que nesse dia foi logo criada uma página no Facebook, onde se encontram algumas mensagens que incitam à violência.

No Twitter a adesão não foi tão grande, os manifestantes apenas usam a rede social para descrever algumas das ilegalidades que cometeram. Tendo uma grande adesão no Reino Unido, o Blackberry foi, e continua a ser, o meio mais utilizado pelos manifestantes de maneira a comunicarem uns com os outros.

Um estudo recente, citado pelo site Mashable, revela que mais de um terço dos adolescentes britânicos possui um Blackberry, o que pode influenciar a importância do serviço de mensagens – Blackberry Messenger, na organização dos motins.

Entretanto, a Research in Motion (RIM), criadora do dispositivo em causa, já comunicou via Twitter: “Sentimos empatia por todos os que foram afectados pelos motins em Londres. Estamos a trabalhar com as autoridades para ajudar de todas as formas que nos forem possíveis”.

Para além disso, um comunicado emitido pela fabricante canadiana refere que poderá vir a divulgar os nomes dos utilizadores do serviço de Messenger dos seus dispositivos que estiveram envolvidos nos motins. Patrick Spence, managing director regional de marketing da RIM, refere também no comunicado que a ideia de contactar as autoridades partiu da própria empresa,  no sentido de ajudar a polícia naquilo que poderem.

Fonte: Exame Informática/Sol

Terça-feira, 09 Agosto 2011 15:07


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor