Reportagem de jornalista portuguesa recebe prémio no Brasil

sic
A reportagem  “Meu nome é Portugal”, da autoria da jornalista Ana Sofia Fonseca (e equipa), foi a grande vencedora do Prémio Especial do Júri, na primeira edição do internacional Prémio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo.

A cerimónia realizou-se na passada sexta-feira, 23 de Setembro, em São José do Rio Preto, em São Paulo, no Brasil.

O evento contou com a presença do deputado federal Edinho Araújo, do secretário de imprensa da embaixada de Portugal no Brasil, do jornalista Carlos Fino, dos representantes das entidades que apoiaram o Prémio, como o director executivo na FENAJ, José Torves, do presidente do sindicato dos jornalistas de São Paulo, José Augusto de Oliveira Camargo, e do secretário executivo da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP), Alcimir Carmo.

“O meu nome é Portugal” fala sobre “ ‘a vida de João Sabadino Portugal, o qual deve o seu nome às ironias do destino. Foi capturado num sábado, pela tropa portuguesa. Corria o ano de 1967, no Norte de Moçambique, e a guerra colonial arrastava-se a ferro e fogo. Franzino nos seus cinco anos, passou por baixo das balas dos fuzileiros. Caladas as armas, capturaram-se os vivos. Entre eles, seguia o pequeno. Os militares acharam-lhe graça, tiraram-no da mãe e fizeram-no mascote’. Chegou aos 47 anos, e até então não tinha documentos e nem reconhecida a cidadania portuguesa. Perdeu o contacto com os seus familiares de Moçambique, a maioria nem fala português, e reencontra-os após esta reportagem, da autoria da jornalista Ana Sofia Fonseca”. 

Equipa:
Jornalista – Ana Sofia Fonseca
Repórter de imagem – Paulo Cepa
Edição de Imagem – Luís Gonçalves
Grafismo – Isabel Cruz
Produção – Sónia Ricardo
Pós-Produção Áudio – Edgar Keats

Fonte: SIC

Terça-feira, 27 Setembro 2011 23:00


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor