Estrella Digital brilha cada vez menos

Estrella Digital brilha cada vez menos

O Estrella Digital, o primeiro diário digital espanhol, não soube acompanhar a evolução do tempo e regista cada vez piores resultados. Ao fim de 14 anos no mercado, os resultados do portal traduzem baixas audiências, problemas financeiros e de gestão e uma posição residual na internet.

Um dos pontos fulcrais para a situação atual do Estrella Digital são os problemas financeiros. Em 2008, antes da crise económica estalar e da queda da publicidade, a Estrella Digital SA registou resultados acumulados na ordem dos 5,7 milhões de euros, obtendo um passivo corrente de 302.170 euros. Os dados de 2008 são os últimos disponibilizados pela empresa ao Registo Mercantil de Madrid, quanto aos de 2009 e 2010 segundo o PRNoticias apurou estão “defeituosos”.

Devido à conjuntura económica, é fácil imaginar os últimos três anos não tenham sido melhores para a empresa, segundo o Infoadex o investimento em publicidade registou uma queda de 1.600 milhões de euros em 2008, e de 5.500 milhões de euros no ano de 2011, em Espanha.

Em 2008, a empresa Estrella Digital SA registou um volume de negócios de cerca de 2 milhões de euros – segundo os últimos dados disponíveis – em comparação com os 2,2 milhões de euros registados em 2007 e os 1,6 milhões de 2006. Quanto ao número de trabalhadores, sabe-se que em 2011 a empresa empregava 27 pessoas, um número que se alterou pouco desde 2004.

Outros dos problemas do Estrella Digital é a gestão. Desde outubro de 1997, data da criação, que a empresa mudou diversas vezes de nome, só passando a “La Estrella Digital S.A.” no ano 2000. As mudanças de nome foram acompanhadas por mudanças na direção e nos administradores, que resultava numa instabilidade prejudicial para a empresa.

De acordo com o PR, atualmente Álvaro Renedo é o presidente do Conselho de Administração, Germán Yanke é presidente do Conselho Editoral e Alfonso García é o diretor. Desde que Yanke assumiu o cargo denota-se que a direção editorial do jornal tem tentado mudar um pouco o rumo do tipo de informação, focando-se em informação mais generalista.

De acordo com o PRNoticias, que cita os dados do ranking Alexa “La Estrella Digital” é a página numero 68.493 mais vista da internet e a número 2.147 mais vista de Espanha, resultado bastante distantes dos do El Mundo (12º no ranking) e do El País (13º).

Outro dos problemas apontados para o insucesso do Estrella tem sindo a indefinição ideológica – ponto crucial quando se pretende tratar questões políticas na internet – além dos poucos conteúdos próprios e da falta de iniciativa em “levantar temas”.

Ao fim de 14 anos de atividade, o Estrella Digital não conseguiu conquistar um lugar como meio de consulta frequente para o sector e cometeu o erro de não acompanhar a evolução dos diários digitais que foram apostando em novos suportes.

Fonte: PRNoticias

Sexta-feira, 09 Março 2012 12:38


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor