A PT subiu, no mês passado, à liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, com um share of voice de 3,5 por cento face ao total do mercado publicitário, e de 9,6 por cento no que toca aos 20 maiores anunciantes do mês – onde se encontram cinco empresas do grande consumo, quatro de grande distribuição, dois bancos, outras quatro de telecomunicações e cinco de outros sectores.
Numa posição abaixo da operadora encontra-se o Modelo Continente, responsável por 2,8 por cento do investimento publicitário e por 7,8 por cento do colocado pelos 20 maiores anunciantes, em março. Segue-se-lhe a Unilever- Jerónimo Martins, que passou da primeira posição para a terceira, com um share of voice de 2,6 por cento face ao total do mercado publicitário e de 7,2 por cento ao total do top 20.
O valor total das inserções publicitárias representa uma subida de 6,6 por cento, quando comparado com o mês anterior; contudo, se analisado com o período homólogo do ano anterior, representa uma quebra de 10,5 por cento.
O estudo, levado a cabo entre 1 e 31 de março, revela ainda que os maiores investidores privilegiam a televisão, para onde canalizam 90,4 por cento do seu budget. Ao outdoor cabe 3,4 por cento dos montantes, 2,7 por cento à imprensa e à rádio, e apenas 0,8 por cento ao cinema.
Fonte: Marktest