O segundo ecrã – sublinha o relatório – pode transformar o ver televisão numa experiência partilhada – a social TV, permitindo aos fãs aprofundar a sua relação com as marcas e estendendo a mensagem para além dos tradicionais 30 segundos de publicidade. Ao tirarem partido destes ecrãs os marketeers estão a transformar algo que poderia ser negativo – o multitasking e a distração – em algo positivo: uma experiência de imersão na marca.
A partir destas conclusões gerais, a JWT identificou dez tendências na utilização do segundo ecrã pelos marketeers:
1 – Promover o pequeno ecrã durante grandes eventos ao vivo – Porque eventos anuais como a Super Bowl ou os Grammys são cada vez mais vistos através do segundo ecrã e geram cada vez mais buzz nas redes sociais;
2 – Incentivar e envolver – As aplicações móveis permitem recompensar os espetadores de televisão por verem anúncios, através de incentivos como cupões ou conteúdos que possam ser relevantes como receitas. Podem mesmo potenciar oportunidades de compra;
3 – Proporcionar experiências lúdicas através dos anúncios – Uma forma de incentivar os espetadores a verem publicidade e envolvê-los passa por criar elementos lúdicos, que sejam divertidos, por exemplo jogos e passatempos;
4 – Criar pontes entre os anúncios de televisão e elementos digitais – Em vez de apenas convidar os espetadores a visitar o site ou a página da marca no Facebook após um anúncio, os marketeers podem usar aplicações móveis para ligar rapidamente os consumidores a uma campanha online;
5 – Sincronizar o e-commerce com o conteúdo de televisão – As aplicações móveis oferecem uma forma fácil de associar a visualização de conteúdos publicitários com a compra, com gratificação para os consumidores e resultados para as marcas;
6 – Patrocinar extras no segundo ecrã – As marcas podem patrocinar experiências aos fãs através das aplicações móveis;
7 – Criar jogos para os fãs de desporto – Desta forma proporciona-se aos fãs informação suplementar e uma nova experiência de visualização;
8 – Ancorar hashtags nos anúncios – É uma forma básica de estender o anúncio para além dos 30 segundos e do canal de televisão, levando os consumidores a procurar a hashtag no Twitter;
9 – Possibilitar interatividade em tempo real – Deixar os espetadores influenciar o conteúdo ao vivo, através de uma simples votação, por exemplo, é uma ferramenta útil para as marcas;
10 – Criar oportunidades transmedia – A mesma história pode correr em várias plataformas, com um formato adequado a cada uma, permitindo aos espetadores sentir que fazem parte de um filme.
Fonte: JWT