Dos países observados no estudo Portugal lidera no uso da internet (71 por cento), seguida da Polónia, da Rússia, da Itália e da República Checa, que hoje joga com os portugueses o acesso às meias-finais da competição, todas com valores muito elevados.
O “Euro 2012 – pre event impact report” teve como objetivo saber de que forma os consumidores estão ligados ao evento e como é que as marcas e os patrocinadores fazem parte dele. Analisou os temas sobre os quais os fãs falam, de quem gostam no Facebook, quem seguem no Twitter, como é que seguem os jogos, como as novas tecnologias estão a ganhar importância na relação dos fãs com o futebol, e como as marcas e os patrocinadores se posicionam.
Cristiano Ronaldo é o jogador europeu mais influente nas redes sociais, à frente de Wayne Rooney, Iker Casillas, Cesc Fàbregas e Gerard Piqué. A página de Facebook do número 7 de Portugal tem mais de 45 milhões de likes e o jogador é seguido por mais de 10 milhões de pessoas no Twitter.
O Euro 2012 transcende as audiências de futebol e torna-se um evento social. A nível geral na sondagem, as mulheres são mais entusiastas com as suas seleções (46,6 por cento contra 36 por cento dos homens), e 72 por cento delas vê os jogos em família, junto dos homens este número desce para 58% (45% prefere ver os jogos com amigos).
A televisão é o principal meio escolhido para seguir os jogos, conquistando a preferência de 92 por cento dos inquiridos. Seguem-se a Internet (59 por cento) e a imprensa (52 por cento). Porém, no que toca a acompanhar os resultados da competição, verifica-se que a Internet está a ganhar cada vez mais importância, já que 22 por cento planeia manter-se atualizado através de sites de desporto e 10 por cento revela intenção de seguir o evento no Facebook.
O patrocínio de futebol compensa: gera notoriedade. Efetivamente, os patrocinadores do Euro, Coca-Cola (47 por cento) e Adidas (44 por cento), lideram nas marcas mais associadas ao Euro pelos consumidores; destaque também para o bom desempenho da McDonald’s (37 por cento) e Nike que, não sendo patrocinador oficial, está em quinto lugar do ranking.
Em termos de percepção das marcas pelos fãs, no que se refere à adequação destas ao Euro 2012, nos cinco lugares cimeiros estão a Adidas (88%), Sony (77%), Playstation (77%), Canon (75%) e Coca Cola (73%).
Os dados para o estudo foram obtidos através de sondagem online, feita a 2166 adultos, entre 30 de Maio e 5 de Junho, em 10 países – Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Rússia, Portugal, Itália, Irlanda e Polónia.
Fonte: LPM