Sociedade Portuguesa de Pneumologia põe “pulmões à prova”

Sociedade Portuguesa de Pneumologia põe
“Ponha os seus pulmões à prova”, é este o desafio lançado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia no âmbito do Dia Mundial da Espirometria. Deste modo, no próximo dia 27, quarta-feira, será promovida uma campanha de rastreios de forma a testar a saúde pulmonar dos portugueses que passem entre as 8h30 e as 19h pela Praça Gare do Oriente, em Lisboa.

Em pleno ano olímpico, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia decidiu se juntar ao Forum of International Respiratory Societies e ao European Lung Foundation e comemorar o Dia Mundial da Espirometria, celebrado à escala mundial.

Esta celebração passa pela campanha de rastreio que visa não só chamar à atenção para os problemas respiratórios, como promover a prática desportiva e a sua importância para uma melhor qualidade de vida. Assim, a Praça do Gare do Oriente vai se transformar por um dia, num espaço de testes, um sítio totalmente dedicado à saúde, onde os portugueses poderão avaliar as suas capacidades respiratórias através espirometrias.

A somar à campanha está a presença de alguns dos mais conhecidos atletas, como Fernanda Ribeiro e Aurora Cunha, que irão “prestar provas” no que diz respeito à resistência pulmonar.

A importância desta campanha, segundo Carlos Robalo Cordeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, passa pelo facto de os problemas respiratórios constituírem “um dos principais entraves à qualidade de vida de todos nós”. “A SPP, enquanto sociedade científica, empenhada na promoção da Saúde Respiratória, acredita que o diagnóstico precoce é a melhor forma de combater problemas respiratórios como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, uma das patologias com maior prevalência em Portugal. Por se tratar de uma doença sub diagnosticada, cujos sintomas não são imediatamente visíveis, só através de campanhas de rastreio e de sensibilização será possível diagnosticar novos casos de DPOC e tratá-la antes da sua progressão”, explica.

Fonte: Multicom

Segunda-feira, 25 Junho 2012 09:06


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor