Restantes Serviços e Administração Pública

OURO
Vuvuzela
BBDO Portugal + Carat / Galp Energia

VuvuzelaEm 2010 a pressão para a Galp ganhar a batalha da atenção no Mundial de Futebol era maior que nunca. A crise dos combustíveis e a nova realidade económica puseram o preço dos combustíveis debaixo dos holofotes e fizeram da Galp o principal alvo das críticas.

O futebol e a Selecção Nacional eram a única plataforma de comunicação disponível. Permitia desviar a atenção do preço, fortalecer o vínculo emocional com a marca e ganhar associações positivas. 

Com uma correcta leitura e instrumentalização do novo contexto de media, a Galp fez da vuvuzela o assunto do Mundial. Graças à campanha gerou-se um fenómeno que ocupou a agenda mediática e social.

As vuvuzelas esgotaram em todo o país e a Galp não só teve a sua campanha mais recordada de sempre, como foi a marca mais associada ao Mundial.

Em Portugal este campeonato ficará para sempre associado às vuvuzelas cor de laranja que saíram da Galp para as mãos de mais de meio milhão de portugueses.

PRATA
Pensar Melhor
OgilvyDesign / ISEG-UTL

Pensar MelhorInvestir em comunicação numa universidade pública? Vale a pena pensar melhor.

O ISEG e a OgilvyDesign juntaram-se para desafiar a comunicação na categoria das universidades públicas.

Perante uma instituição com 100 anos “apagada” no mercado, a nova presidência e direcção de marketing do ISEG decidiram fazer uma campanha de construção de marca, algo inédito até então. O objectivo era alcançar uma posição “incómoda” para o principal concorrente e líder instituído – A Universidade Nova – ao nivelarmo-nos com eles em termos de reputação. O sucesso das nossas acções seria medido pelo sucesso no número de novos alunos e aumento da receita da escola, conseguida essencialmente através dos cursos de mestrado e pós-graduações.

Queríamos ser vistos como uma alternativa ao líder e não como uma segunda escolha. Por isso desafiámos os alunos a pensar duas vezes quando fazem as escolhas mais importantes da sua vida, como a educação. A pensar bem. Pensar melhor. Porque o ISEG acredita que diferentes formas de pensar são enriquecedoras.
O resultado foi nada mais nada menos que histórico para a instituição: num contexto de crise económica, o aumento da procura na ordem dos 58% nas pós-graduações e de 37% nos mestrados excederam logo em 2010 os objectivos financeiros traçados para o fim do mandato de 2013. E a marca ganhou novamente vida junto dos alunos, nas redes sociais e nos media.

ISEG. Um caso onde pensar melhor foi eficaz.

BRONZE
Consigo por um futuro sustentável
Strat + Fullsix Portugal / CTT

Consigo por um futuro sustentávelOs CTT enquanto marca líder do mercado nacional sentiram que deveriam afirmar o seu comprometimento com o tema da sustentabilidade ambiental como forma de contrariar uma percepção menos positiva que os consumidores formulavam com base nas especificidades do seu negócio “core” (Correio em papel), reforçando uma imagem de inovação, modernidade e proximidade e ao mesmo tempo permitisse ganhar destaque no universo das instituições portuguesas, que investiram fortemente na comunicação do tema.

Esta campanha permitiu à marca CTT afirmar-se no universo das marcas/instituições que estão envolvidas com o tema da sustentabilidade ambiental, conseguindo uma maior associação ao vector ambiente enquanto factor diferenciador e dando a conhecer o seu modelo de negócio e portfólio ecológico.
Em termos de vendas os CTT conseguiram aumentar as vendas de produtos do seu portfólio ecológico (Correio Verde e MKT Directo Sustentável) – produtos ilustrativos do seu posicionamento. 

Terça-feira, 26 Junho 2012 09:01


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