Com oito categorias a concurso na edição de 2011, concorreram aos prémios 150 candidaturas. Ainda em “Novo Projeto Privado”, o Martinhal Beach Resort & Hotal, em Vila do Bispo (Algarve), arrecadou a menção honrosa.
Já em “Novo Projeto Público” o vencedor foi o Chalet e Jardim da condessa d’Edla – novo polo turístico na paisagem cultural de Sintra, tendo a menção honrosa sido atribuída ao TroiaResort, graças à valorização das ruínas romanas de Troia.
O prémio “Requalificação Projeto Privado” foi atribuído ao Onyria Palmares Beach & Golf Resort, em Lagos, pela valorização da oferta turística através da requalificação de um campo de golfe emblemático. O Hotel Bela Vista, em Portimão, recebeu a menção honrosa da mesma categoria, devido ao aproveitamento do palacete que manteve a traça, ao mesmo tempo que se adequa às necessidades de um hotel cinco estrelas.
A Rota Histórica das Linhas de Torres foi galardoada com o prémio “Requalificação Projeto Público”. A ampliação e requalificação do Jardim Botânico do Faial, na Horta (Açores), arrecadou uma menção honrosa na mesma categoria.
A área de “Serviços” não teve vencedor mas a Get High, empresa de animação turística, foi reconhecida com a menção honrosa.
O America’s Cup World Series Cascais 2011 e a Festa do Povo, um evento tradicional em Campo Maior (Alentejo), receberam, ex-aquo, o prémio “Eventos”. A oitava edição do Serralves em Festa recebeu uma menção honrosa nesta categoria.
O prémio de “Sustentabilidade Ambiental” coube ao Inspira Santa Marta Hotel, em Lisboa. O Hotel Vila Galé Albacora, em Tavira, e o sistema de gestão ambiental do TroiaResort foram também distinguidos nesta categoria mas com uma menção honrosa.
Em “Qualidade do Serviço” foram três os grandes vencedores: “Surpreender, surpreender, surpreender”, um programa desenvolvido pela Casa das Penhas Douradas; o projeto de turismo acessível promovido pela Câmara Municipal da Lousã; e o Onyria Marinha Edition Hotel & Thalsso, em Cascais, que assenta toda a sua atuação no mote “Estadia de Sonho”.
A RTP e a Mandala foram também distinguidas pelo Turismo de Portugal com o “Prémio Especial Prove Portugal”, por contribuírem para a divulgação da identidade gastronómica nacional, através dos programas “Chefs” e “Prove Portugal”.
Fonte: LPM