De acordo com o estudo 59% da população total de Portugal já está ligada à internet, um crescimento de 14% nos últimos dois anos. Os portugueses lideram no ranking da utilização das redes sociais, quer para fins profissionais, quer pessoais, na Europa (95% Portugal; 81% Europa; 87% CEE).
Portugal lidera o ranking da utilização do e-mail (+ 17% que em 2010) e dos sms na Europa: 100% dos utilizadores portugueses de internet revelaram que utilizam este método para comunicar (Europa 95% e CEE 93%) e 83% afirmarem que recorrem aos sms como forma privilegiada de comunicação(Europa 73% e CEE 79%).
O poder de influência da internet na escolha das marcas está a crescer, tendo 54% dos utilizadores portugueses inquiridos revelado que consideram importante a forma como as marcas comunicam no online e 51% mencionado que a internet os ajuda a escolher melhor os produtos/serviços que desejam adquirir (51% na Europa e 53% CEE).
A nível europeu o estudo indica que 426,9 milhões de europeus utilizam a Internet (65%) e estão online 14.8 h/semana. Um terço (37%) recorre a mais do que um dispositivo para se ligar à Internet. As atividades tradicionais de media estão a transferir-se rapidamente para o online: 9 em cada 10 utilizadores de internet europeus afirmou visitar os sites de notícias.
A Internet tornou-se no principal meio de relacionamento das marcas com os consumidores: 4 em cada 10 utilizadores de internet europeus referiu que a forma como as marcas comunicam no online é importante.
O estudo, que se realiza desde 2003, e é um dos documentos de investigação mais abrangente e completo sobre o tempo que os europeus dedicam aos diversos media (meios de comunicação social) e sobre a forma como utilizam a internet a nível dos conteúdos, comunicação e comércio, abrangeu este ano 28 mercados europeus.
Fonte: Valkiria’s