Balsemão: audiências fora da ERC

Balsemão: audiências fora da ERC

O presidente do grupo Impresa, detentor da SIC, considera que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) não é a entidade própria para gerir a polémica em torno das audiências televisivas.

“Praticamente não falámos nisso. Estivemos a dar conta da situação neste momento, mas não é nesta sede que isso se resolve”, afirmou Francisco Pinto Balsemão, depois de uma reunião na ERC a propósito da avaliação intercalar das licenças de televisão.

Recorde-se que o dossiê de medição das audiências televisivas, cujo sistema foi melhorado em março passado, é competência do autorregulador CAEM – Comissão de Análise dos Estudos de Mercados, instituição que agrega anunciantes, estações de TV generalistas, distribuidores de televisão por subscrição e agências de meios.

Já sobre o tema da reunião, Balsemão foi crítico da atual legislação sobre a cobertura noticiosa das campanhas eleitorais por parte das televisões, considerando que “inviabiliza os debates e, portanto, prejudica a informação”.

O atual quadro legal remonta a 1975 e foi com base nele que a Comissão Nacional de Eleições acusou recentemente os três canais generalistas de, no ano passado, ter dado tratamento noticioso discriminatório às diversas candidaturas às legislativas ao destacarem os partidos com assento parlamentar.

Fonte: Sol

Terça-feira, 17 Julho 2012 08:43


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor