Marketing digital: Difícil medir a eficácia?

Marketing digital: Difícil medir a eficácia

As marcas debatem-se com a torrente de dados gerados pelas novas plataformas digitais, com os marketeers a recearem que a complexidade da informação dificulte a medição do sucesso das ações de marketing.

Esta preocupação foi manifestada por 50 por cento dos inquiridos num estudo da Federação Mundial de Anunciantes (WFA) junto de marketeers de 25 empresas, responsáveis pelo investimento de mais de 28 mil milhões de euros em marketing.

Em função disso, os marketeers inquiridos, todos eles com responsabilidades regionais ou globais, procuram formas de simplificar o número de indicadores (KPI) que monitorizam. A maioria deles analisa entre cinco e dez diferentes KPI, sendo que 24 por cento monitorizam dez a 15 e 12 por cento menos de cinco indicadores.

O estudo conclui ainda que, entre as barreiras ao sucesso da medição do marketing online, os marketeers incluem a falta de recursos específicos (indicada por 74 por cento dos inquiridos) e a falta de conhecimento das equipas (70 por cento).

Verificou-se ainda que nas empresas envolvidas as redes sociais são monitorizadas de forma diferente das restantes plataformas digitais, o mesmo sendo verdadeiro para o mobile. A maior aposta é colocada no acompanhamento dos fãs e na análise dos respetivos sentimentos sobre a marca. Assim, 75 por cento dos inquiridos utilizam ferramentas específicas para medir a social media, mas também aqui a falta de recursos é vista como uma barreira para o sucesso.

Fonte: RayMedia

Quarta-feira, 18 Julho 2012 10:56


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