À chegada de cada etapa, a EDP vai oferecer a possibilidade de todas as pessoas contribuírem para esta causa, pedalando nas bicicletas disponíveis no camião EDP. As bicicletas estarão ligadas a um painel que irá fazer a contagem dos quilómetros percorridos por cada pessoa.
No final do dia, a somatória das corridas de todos os participantes neste desafio EDP ditará o número final de quilómetros desse concelho – quanto maior for a distância percorrida, mais oportunidades existem de haver uma escola vencedora nesse concelho.
A mecânica do desafio consiste num sistema de votação de escolas.Assim, antes de pedalar, cada participante deverá indicar uma escola desse concelho, para a qual quer atribuir os seus quilómetros.
No final de todas as etapas da Volta a Portugal em Bicicleta, os três concelhos que conseguirem mais quilómetros serão os grandes finalistas desta prova. Depois, de entre cada concelho finalista, verifica-se qual a escola que reuniu mais votos e todos os alunos das três escolas vencedoras do 1º ciclo vão ganhar material escolar para o ano letivo que se aproxima (mochila, caderno, lápis, caneta, estojo, dossier, borracha, régua, conjunto lápis pintar, conjunto de marcadores, conjunto lápis cera e afia).
Fonte: EDP