Nesta edição, destaque ainda para o novo Prémio Especial de Solidariedade Superbrands/SIC Esperança atribuído ao Banco Alimentar contra a Fome.
As marcas portuguesas continuam a ganhar relevância na lista das Superbrands, este ano com a entrada das marcas Cartuxa, Multibanco (SIBS), Oceanário, Pingo Doce e Tranquilidade.
A seleção foi elaborada em duas fases distintas. Na primeira fase, as marcas foram classificadas pelo Conselho Superbrands, composto por personalidades influentes e representativas do setor, que elegeu as 1200 marcas com maior notoriedade a operar no mercado. Utilizando como critérios: domínio de mercado, longevidade, goodwill, fidelização e aceitação.
Na segunda fase, a avaliação dos consumidores foi preponderante. Foi elaborado um estudo online pela Netsonda, em que um painel certificado classificou espontaneamente três marcas em cada um dos seguintes atributos: Marcas únicas, em que mais confia, com as quais se identifica, que satisfazem as suas necessidades e que considera mais conhecidas.
A novidade desta edição foi a atribuição do Prémio Especial de Solidariedade Superbrands/SIC Esperança que teve como vencedor o Banco Alimentar contra a Fome. O galardão tem como intuito destacar a importância de projetos de solidariedade.
A seleção foi efetuada de acordo com a mesma metodologia de avaliação – pelo Conselho Superbrands e pelo consumidor
A Superbrands é uma organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de Marcas de Excelência em 89 países. A organização já publicou case studies de mais de 12.800 marcas e editou mais de 257 livros Superbrands, criando mais de 196 eventos de marcas globais.
Fonte: YoungNetwork