O retalho começa agora a tentar fortalecer os relacionamentos com os seus clientes através de experiências interativas. As compras passaram a ser resultado de emoções e de interatividade, que permitem a associação a sentimentos positivos e de pertença que aumentam a fidelidade às marcas.
Aqui ficam alguns exemplos que, às vezes, de tão simples são brilhantes:
Kokoa Hut
Os sacos da marca Kokoa Hut. É um saco de compras inovador e a pedir a interatividade artística do seu cliente. Através dos cortes de pequenos quadradinhos o cliente pode desenhar ou escrever o que quiser, tornando aquele momento de compra só seu e único.
Stress Relief Stores
Não temos notícia de que já haja alguma destas pela Europa, mas na China isto é um sucesso. Neste caso em específico trata-se de uma loja localizada dentro de um shopping, apenas para senhoras. E o que é que se faz lá? Partem-se coisas, com quanta força quisermos implicar no ato, por um minuto. E é facultado para o efeito um capacete e um taco de basebol. Podemos usar este serviço a partir de determinada quantia gasta nesse shopping. Simplesmente genial.