A empresa disponibilizou uma página na internet, na qual é possível saber quais os temas e palavras que mais despertaram a atenção a nível global.
A Google identificou como pesquisas mais populares do ano: Euro 2012, seguido da Casa dos Segredos 3 e do Pingo Doce. Sendo esta última, a marca mais pesquisada no motor de busca em Portugal. Quanto às personalidades mais populares o destaque vai para Luciana Abreu, Adele e Rita Pereira.
As músicas mais populares segundo o motor de busca foram “Someone that i used to know”, “Gangnam style” e “Vem ver os aviões”. Enquanto, os programas de televisão mais pesquisados foram Casa dos Segredos, A tua cara não me é estranha e Gabriela.
Cristiano Ronaldo lidera a lista dos atletas mais pesquisados, seguido de Messi e Neymar. Sendo que o atleta olímpico mais pesquisado foi Gustavo Lima, ocupando Monteiro e Telma Monteiro a segunda e terceira posição, respetivamente. Ao nível das equipas, o Benfica encontra-se em destaque seguido do Sporting e do Porto.
“Como emagrecer?” foi a pergunta mais pesquisada no Google, sendo a segunda posição ocupada pela questão “Como perder a barriga?” e depois “Como ganhar dinheiro?”.
A Madeira, Cabo Verde e Algarve foram os três destinos turísticos mais pesquisados pelos portugueses.
A Google identificou ainda as comidas e bebidas mais pesquisadas (bolo de chocolate, bolo de iogurte e petiscos), as marcas de roupa (Zara, Bershka, La Redoute), os políticos (Cavaco Silva, Miguel Relvas e Vítor Gaspar), os filmes (Ted, Madagáscar 3, Os vingadores), os livros (Um homem com sorte, D. Maria II, As cinquenta sombras de Grey), as aplicações mais pesquisadas (Facebook, YouTube e Dropbox).
O estudo oferece uma perspetiva dos principais acontecimentos do ano e tendências com base nas pesquisas realizadas em Portugal e no resto do mundo.
Anualmente, a Google revela o Zeitgeist que contempla análise dos milhares de milhões de pesquisas realizadas todos os anos no motor de busca. A empresa dispõe ainda de diversas ferramentas que permitem a compreensão das tendências de pesquisa passadas e presentes a nível regional ou global.
As ferramentas do Google Zeitgeist não permitem a identificação individual dos utilizadores uma vez que se baseia em dados agregados da frequência de determinadas pesquisas que ocorrem num período de tempo.
Fonte: Weber Shandwick D&E