Entre os canais nacionais, a liderança 2012 é destacadamente da estação de Queluz que exibe um share de audiência de 27.4% registando uma audiência média de março a dezembro de aproximadamente 470 mil espetadores. A esta performance da TVI não é a alheia a transmissão de Secret Story3, A Tua Cara Não me é Estranha”, os jogos da Champions League bem como os do Euro 2012, fortes sucessos da estação.
A SIC capta cerca de um quarto da audiência que viu televisão no ano passado ( share de audiência de 24.6%) e garantiu uma audiência média de cerca de 404 mil portugueses. No top programas para o ano 2012 ( março-dezembro) destacamos o Euro 2012, a Taça da Liga e as novelas Gabriela e Dancin’ Days.
A estação pública, com um share de audiência de aproximadamente 16% e uma audiência média de 258 mil portugueses, apresenta uma forte aposta nas transmissões futebolísticas: O top programas é dominado pelos quartos de final e final do Euro 2012, Jogos da Liga dos Campeões, Taça de Portugal e fases de qualificação para o Mundial 2014.
A oferta crescente ao nível da TV por subscrição é cada vez mais uma alternativa visível nas opções dos telespetadores, exibindo, em termos globais, um share de audiência líder (28.5%) no Total Dia e em todas as faixas com exceção do almoço (TVI), do pré-prime ( SIC) e do prime-time (TVI)..
Ana Mendes (OMG Consulting / Managing Director)
![]() |
Fonte: OMG Consulting /MMW (base GFK) |