Marcas de luxo exigem marketing de luxo?

Marcas de luxo exigem marketing de luxo?

O marketing associado ao luxo deverá ser da mais alta qualidade – focado na excelência e exclusividade dos seus produtos e serviços, e na satisfação das necessidades dos seus clientes. Assim defende, em declarações ao Briefing, Helena Ferreira Pinto, uma das coordenadoras do curso de Luxury Brand Management que o ISEG promove de 14 a 23 de março.

 

Um curso que – adiantou – resultou da identificação de o mercado de luxo está em franca expansão. E explica: “Em contraciclo com a crise económica, as vendas de produtos de luxo têm vindo a crescer acima dos 10 por cento nos últimos três anos e espera-se que atinjam valores de 250 mil milhões de euros em 2015. É claramente uma área de negócio de futuro, tanto a nível internacional como em Portugal, e com requisitos de formação específicos”.

Portugal segue esta tendência, “em grande parte devido ao fluxo de turismo de consumidores com apetência e rendimento neste segmento de mercado”. Segundo Helena Ferreira Pinto, com maior visibilidade destacam-se as marcas de luxo, que continuam a abrir lojas próprias nas zonas premium de Lisboa e Porto; menos visíveis são os recordes de vendas de várias marcas de luxo – desde a relojoaria e joalharia ao mercado automóvel e imobiliário.

Sendo que os clientes de bens de luxo têm necessidades específicas que as marcas têm que satisfazer, a formação de profissionais nesta área exige um conhecimento aprofundado destes requisitos: “A gestão de marcas de luxo implica um equilíbrio delicado entre criatividade e exclusividade dos produtos/serviços e a imagem e objetivos da marca. E, num contexto de clientes cada vez mais exigentes, a formação que reforça o serviço e profissionalismo das marcas é fundamental”.

Daí a iniciativa do ISEG. O curso oferece uma formação focada na gestão de marcas de luxo, numa parceria com a London School of Fashion. Será lecionado por Pascal Portanier, com 20 anos de experiência prática em marcas como Lâncome e Lagerfeld e um dos 13 PhD em Luxury Brand Management.

Fonte: Briefing

Sexta-feira, 18 Janeiro 2013 11:50


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