O documento procura demonstrar a vitalidade cultural de 160 marcas de 15 setores diferentes e perguntou a mais de 62,250 pessoas de 10 países diferentes que marcas transmitiam mais energia a nível cultural. Os replicantes colocaram a Google, Apple e Samsung à frente de marcas como Ebay (10º), Coca-cola (9º) e Microsoft (5º).
Considerando que “só a cultura nos diz se a sua marca ainda o tem ou já o perdeu”, a Added Value sustenta que a cultura é a “unidade monetária de todas as nossas conversas e está em constante fluxo”, concluindo que “grandes marcas” estão cientes deste facto e investem em marketing para se manterem à frente da “conversa” de forma a manterem-se “relevantes para os consumidores” assegurando assim um crescimento sustentável.
Eis o top 10 de marcas com mais “Tração Cultural”, a partir de 62.250 inquéritos em dez mercados – Estados Unidos, China, França, Alemanha, Reino Unido, Brasil, Hong Kong e Singapura:
1. Google
2. Apple
3. Samsung
4. IKEA
5. Microsoft
6. Sony
7. BMW
8. Audi
9. Coca-Cola
10. Ebay.
A Added Value é uma empresa especializada na consultoria em desenvolvimento de marca e conhecimento de marketing. Atualmente faz parte da Kantar, a divisão de consultoria da WPP, grupo de serviços de comunicação.
Fonte: WPP