Segundo a informação avançada pela Cofina, a CMTV conseguiu durante o primeiro semestre ultrapassar a RTP Informação e a TVI 24, tendo registado o recorde de audiência a 22 de agosto, com 41,160 espectadores, no programa “Notícias CM”, de acordo com os dados da GfK.
Em termos de audiência média, o canal registou um crescimento de 165 por cento de acordo com os dados da GfK, enquanto a Marktest apresenta um crescimento de 290 por cento.
A evolução do share foi positiva, tanto nos dados da GfK, como Marktest e nos “valores reais”, no entanto a GfK regista um crescimento do share menos significativo.
Os dados da própria CMTV indicam que o canal registou um crescimento de 174 por cento em share.
“Ultrapassámos as expetativas para o primeiro ano em apenas seis meses”, garantiu Octávio Ribeiro, diretor da CMTV.
De acordo com o diretor da Cofina, a CMTV consegui comprar com os seus objetivos que dera inovar e oferecer conteúdos diferentes. A performance do canal tem agradado à administração, uma vez que os resultados estão acima do que tinham projetado.
“O sucesso prova que os portugueses querem conteúdos diferentes e alternativas. Espero que o poder político possa entender isso”, alertou ainda Paulo Fernandes.
De acordo com os dados avançado pela CMTV, o perfil do espectador da CMTV mostra que há mais homens (61 por cento) a ver a estação, são sobretudo espetadores nas regiões Centro (32 por cento), Grande Lisboa (24 por cento) e Norte (21 por cento), entre os 35 e os 64 anos. Quanto às classes sociais, os espetadores da CMTV estão em linha com a tipologia de classes que mais consomem televisão, isto é, C, D e E.
“A nossa essência é a televisão em direto. Entramos em direto com uma facilidade inusitada onde quer que se justifique. O nosso crescimento é sustentado, mas face à grelha e aos objetivos, assim como a um reposicionamento da concorrência vamos começar a crescer de forma mais lenta”, afirmou Octávio Ribeiro.
Feito o balanço destes primeiros seis meses e estando confirmado que havia espaço para mais um canal, o administrador da CMTV Luís Santana identifica agora como principal objetivo perceber como é que este canal se poderá tornar apetecível na vertente comercial.
A administração da CMTV reconhece que nos últimos dois meses houve uma retoma ligeira ao nível da publicidade, mas espera que a situação comece a melhorar daqui para a frente.
“Os projetos da Cofina caracterizam-se sempre por um grande rigor financeiro. É verdade que nos primeiros tempos passámos por momentos mais difíceis, mas neste momento o projeto está completamente dentro do budget”, explicou Paulo Fernandes.
A CMTV celebrou seis meses de emissão no passado dia 16 de setembro; o canal é emitido no Meo, com a qual tem um contrato de exclusividade de dois anos.
Fonte: Briefing
Foto: Sérgio Lemos/Correio da Manhã