Correr pelo marketing é com ele

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing está a desencadear uma re-evolução no sector. Quer profissionais mais informados, melhor preparados e mais atentos e, por isso, a partir de hoje, vai pô-los a correr pelo marketing. Não literalmente, mas numa maratona que irá espicaçar talentos à volta dos conteúdos.

 De hoje a sexta-feira, Lisboa é palco de uma maratona. Na linha de partida não estão atletas habituados a vencer 42,195 quilómetros, mas sim “atletas” do marketing que vão disputar os cinco desafios que a Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) lhe colocou. É que esta será a primeira Marketing Marathon, traçada para responder a três objetivos, assim esmiuçados pelo presidente da associação, Rui Ventura: “Por um lado, queremos dedicar uma semana de formação intensiva na área dos Conteúdos de Marketing, um dos temas mais relevantes da atualidade para os profissionais de marketing. Por outro lado, o termo ‘maratona’ foi pensado enquanto conceito agregador da comunicação do evento e ainda pelo facto de o evento ser realizado em quatro locais diferentes, o que irá requerer mobilidade por parte dos participantes”.

A maratona foi aberta a estudantes e a profissionais do marketing, porque – explica Rui Ventura – a área de conteúdos, e a forma como hoje se produz, edita, remistura e publica nas mais ínfimas plataformas é uma área transversal e fundamental para quem já trabalha ou quer vir a trabalhar no sector.

E o tema é content marketing. Porquê? Porque “os conteúdos são vitais para as marcas”. “As marcas estão hoje mais expostas, tornaram-se mais sociais, algumas delas à força, desenvolvem diálogo e estão sempre ligadas aos seus públicos” – é o primeiro argumento do presidente da APPM.

Mas “o mais interessante” – diz – é que “estas mudanças apoiam-se sobretudo na geração de conteúdos, próprios ou não, para poderem alimentar esta necessidade de comunicar, de ser social ou de ser relevante para os seus consumidores”.

É aqui que entram os profissionais de marketing: “Hoje mais do que nunca, é a eles que as marcas exigem profissionalismo e capacidade de gestão, de criação, de edição, de comunicação”. A aposta no content marketing surgiu, pois, naturalmente: “Sentimos que os profissionais de marketing necessitam de dominar, de renovar ou de reciclar algumas ferramentas essências para a gestão das marcas, e a Marketing Marathon é o fórum certo”.
Esta maratona vai correr-se ao ritmo de um tema por dia: foram escolhidas matérias suficientemente abrangentes e relevantes para se analisarem num dia formativo; todas estão intimamente relacionadas, daí a decisão de criar uma programação e um bilhete de cinco dias, que terá um encadeamento lógico ao nível da abordagem prática , dos workshops e da formação.

E cada dia está dividido em três grandes áreas: Knowledge, Training e Marketing Challenge. A primeira, como o nome indica, centra-se na passagem de conhecimento através da apresentação dos case-studies mais relevantes em cada área de conhecimento, com o contributo de especialistas que irão esmiuçar como se podem aproveitar ao máximo as potencialidades de cada uma destas áreas. A segunda é dedicada à formação experiencial: especialistas do IPAM, do IADE, da EDIT e da Restart irão desenvolver módulos formativos práticos, com exemplos específicos, para ensinar o manuseamento das melhores ferramentas em cada área. Finalmente, há uma componente de desafio, um briefing a que cada participante, em equipas formadas na altura, tem de responder, habilitando-se a ganhar prémios formativos com os parceiros do evento.

Esta maratona é mais uma iniciativa da nova direção da APPM, seguindo-se ao congresso e à Semana Nacional do Marketing, que tiveram a re-evolução como fio condutor. A associação não se vai ficar por aqui. Nas palavras de Rui Ventura, “uma re-evolução não se constrói apenas com um evento”. Fica a promessa: “A direção da APPM está empenhada em desenvolver o espírito de mudança necessário para ter profissionais de marketing melhor preparados, mais informados, melhor formados e sobretudo atentos ao que melhor se faz no mundo do marketing”.

fs@briefing.pt

Segunda-feira, 04 Novembro 2013 10:33


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