Media sociais para além dos números

Media SociaisA Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, que hoje organiza um workshop sobre mitos das redes sociais, vai transformar, em janeiro de 2014, a sua Formação Avançada em Comunicação e Media Sociais para uma Pós-Graduação.

Carla Ganito, Coordenadora da Escola, e Patrícia Dias, Coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação e Media Sociais, explicam ao Briefing o porquê destas alterações e como a Escola aborda os media sociais, que “vai além dos números e das estatísticas”.

Briefing | Porque é que a Católica decidiu organizar este workshop e a quem se dirige?

Carla Ganito e Patrícia Dias | A Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa encontra-se a organizar o workshop sobre “Mitos dos Media Sociais”, no dia 25 de novembro, pois trata-se de um tema estudado, investigado e lecionado na instituição, bem como cada vez mais atual e polémico.

A área dos media sociais é uma das apostas estratégicas da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tendo programada a apresentação de várias iniciativas. O Workshop está estruturado em torno de “mitos” relacionados com os media sociais. Estes mitos são temas sobre os quais muito se diz ou fala mas sobre os quais é necessário consolidar conhecimentos e ir para além do senso comum. Acresce a este primeiro evento, a transformação da Formação Avançada em Comunicação e Media Sociais para uma Pós-Graduação com início em Janeiro de 2014.

A Pós-graduação em Comunicação e Media Sociais da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) oferece um olhar ao mesmo tempo integrado e especializado sobre esta nova forma de comunicar. Os media sociais constituem ferramentas que propiciam a sociabilidade e a colaboração, destacam-se como um canal de baixo investimento e elevado envolvimento, proporcionando diversas oportunidades mas também riscos. Mais do que explicar como se deve comunicar nos media sociais, partindo de estratégias e planos, este curso está vocacionado para a reflexão e o debate das razões que explicam o comportamento humano, a atração dos utilizadores por estas plataformas, as suas práticas comunicacionais e de utilização, o impacto social destes media, e o modo como as organizações podem lidar com esta realidade obtendo benefícios para todos os seus stakeholders.

Briefing | Como é que a Católica aborda a questão dos media sociais?

CG e PD | A Faculdade de Ciências Humanas propõe uma abordagem que vai além dos números e das estatísticas. Nos media sociais, é fácil registar o comportamento dos utilizadores, cruzar variáveis e encontrar correlações, mas depois faltam as explicações que justifiquem determinados comportamentos ou fenómenos. Este workshop diferencia-se por se centrar nas pessoas, por explorar o que as move, o que as emociona, e que papel os media sociais desempenham nas suas vidas. Ao mesmo tempo que é uma abordagem das Ciências Humanas, é perfeitamente coerente com uma das premissas do marketing, que coloca no centro da estratégia o comportamento do consumidor.

Briefing | Que propostas é que a instituição tem para oferecer em termos académicos?

CG e PD | A Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada reflete a diversidade de atuação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e está estruturada em seis grandes áreas estratégicas: Comunicação media e tecnologia, economia social, competências de relação e comportamento, línguas, artes e cultura, edição e tradução e educação. Em termos de formatos, a Escola oferece cursos de Pós-Graduação, de Formação Avançada e Cursos Livres. Atualmente estão programadas as Pós-Graduações em Curadoria e Programação das Artes – 2ª Edição, de Livro Infantil – em”b-learning” e a de Comunicação e Media Sociais. No que diz respeito à Formação Avançada, contamos com, a Comunicação de Crise , a Ética das Organizações – 2ª edição, a Revisão e Edição de Texto – “b-learning” e o PACO – Programa Avançado em Comunicação Organizacional . Os Cursos Livros abrangem temáticas de língua e cultura, entre eles o curso de Japão: identidade cultural e vivência artística (c.710-1912) – IEO. Para além dos programas abertos a Escola conta ainda com uma forte atividade de cursos à medida, consultoria e conferências. Em 2014 estão já previstas novas ofertas em todas as áreas de atuação, bem como o lançamento de formatos inovadores em resposta às novas necessidades das empresas.

Briefing | Qual o ponto de situação dos media sociais em Portugal e as perspetivas de evolução?

CG e PD | Há um grande entusiasmo em torno dos media sociais por parte das empresas. Esta plataforma é uma alternativa apetecível em tempo de crise pelo baixo investimento financeiro que requer, e ao mesmo tempo é um canal de comunicação significativo. A taxa de penetração da internet em Portugal ultrapassou recentemente os 50%, e entre os cibernautas, 95% tem conta no Facebook. Ao contrário de outros panoramas, o Facebook tem claramente a primazia em Portugal, afirmando-se como o media social mais utilizado. O mobile é também uma área promissora, tendo em conta a taxa de penetração do telemóvel em Portugal e o facto de a venda de smartphones já ter ultrapassado a de telemóveis. Mais uma vez, usar as redes sociais é uma das principais atividades que os utilizadores da internet móvel realizam. Por outro lado, há já alguma fadiga do lado dos utilizadores. O Facebook, um espaço primordialmente de sociabilidade, está a transformar-se cada vez mais num mercado. Quantas mais são as empresas presentes no Facebook, mais os utilizadores se cansam dessa presença e se defendem dela configurando esta rede social à sua medida. Assim, torna-se indispensável conhecer os utilizadores para entrar em diálogo com eles de uma forma que acrescente valor, sem ser intrusivo.

Briefing | Qual o contributo que a Católica pode dar para o estudo destes meios?

CG e PD | A Pós-graduação em Comunicação e Media Sociais da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) oferece um olhar ao mesmo tempo integrado e especializado sobre esta nova forma de comunicar. Os módulos propostos cruzam uma abordagem académica com benchmarking de casos práticos de sucesso, consolidada pela aquisição de conhecimentos avançados sobre a utilização, integração e avaliação destas ferramentas. O corpo docente integra especialistas internacionais e nacionais bem como docentes e investigadores, e conta ainda com a participação de vários convidados que dinamizam o debate dos casos de sucesso. Todos os envolvidos na Pós-graduação – docentes, especialistas e alunos – integram uma rede de partilha de conhecimentos e experiências dinamizada pela FCH que constitui um suporte permanente para a atualização dos participantes, troca de informações e experiências e colaboração. Joel Postman, especialista em marketing para os media sociais, consultor e autor de Social Corp, é o docente internacional convidado.Na sua 1ª edição, a Pós-graduação em Comunicação e Media Sociais amplia as potencialidades oferecidas pela Formação Avançada em Media Sociais da Escola de Pós-graduação e Formação Avançada (EPGFA) da FCH e capitaliza a experiência obtida com a realização de três edições da mesma.

hs@briefing.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

Segunda-feira, 25 Novembro 2013 09:26


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor