Mundial 2014: SIC e TVI desentendem-se com a RTP

A SIC e a TVI anunciaram na sexta-feira que romperam todas as negociações com a RTP com vista a uma partilha de custos com a transmissão dos jogos do Mundial de Futebol de 2014. Acusam ainda a estação pública de excluir a transmissão de jogos de Portugal pelos operadores privados.

Num comunicado conjunto a SIC e a TVI referem que a proposta enviada a 21 de janeiro pela administração da RTP sobre o sublicenciamento dos jogos pretende impor um modelo de leilão entre as duas operadoras privadas, postura que as operadoras privadas “rejeitam liminarmente”.

“A própria RTP já vendeu parte dos direitos de transmissão à Sport TV, parecendo agora estar mais interessada em controlar a concorrência dos privados do que em proporcionar o acesso livre da integralidade dos jogos do Mundial a todos os portugueses. Em vez do leilão que a RTP propõe, a SIC e a TVI defendem uma repartição, em igualdade de circunstâncias, entre os três operadores”, diz o comunicado

Por outro lado, “a proposta da RTP exclui, logo à partida, a possibilidade de a SIC e da TVI exibirem qualquer jogo da Seleção de Portugal, em qualquer das fases da competição. Esta proposta da administração da RTP é portanto contrária à postura que os três operadores de televisão em sinal aberto adotaram ultimamente, em matéria de eventos desportivos, num esforço que permite reduzir custos”.

Ao não incluir esses jogos de Portugal, “a RTP prescinde dos montantes financeiros que poderiam ser assumidos pelos operadores privados e que terão, assim, de ser pagos por todos os contribuintes. Face à atual situação de mercado e numa altura em que é pedida contenção nos gastos públicos, a SIC e a TVI não compreendem como pode a RTP querer assumir, sozinha, o elevado custo dos direitos de transmissão de um Campeonato Mundial de Futebol em sinal aberto”.

briefing@briefing.pt

Sexta-feira, 24 Janeiro 2014 17:54


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor