WordPress e Lisboa, amor à primeira vista

A cidade de Lisboa é hoje uma das que tem mais visibilidade na comunidade mundial de WordPress, a plataforma de gestão de conteúdos mais usada no mundo. José Fontainhas, um dos principais “animadores” da comunidade portugesa WordPress, conta ao Briefing porque é que a capital portuguesa é candidata à organização do WordCamp Europa, que reúne mais de 800 pessoas.

Briefing | O que é o WordCamp Europa e quais os seus objetivos?

José Fontainhas | Os WordCamps são eventos de natureza global, sem fins lucrativos, dedicados a tudo o que está relacionado com o WordPress, a plataforma de gestão de conteúdos de longe mais usada no mundo. Dirigem-se tanto a utilizadores experimentados, como a profissionais que querem aprofundar os seus conhecimentos, como ainda a novos utilizadores que procuram descobrir esta ferramenta. No ano de 2013, aconteceram 71 WordCamps no mundo inteiro, com mais de 19.000 participantes e mais de 1.500 apresentações globalmente. Estes eventos querem-se normalmente muito locais (como por exemplo os WordCamps em Lisboa 2011 e 2012 e no Porto em 2013), o que torna o WordCamp Europa um pouco diferente, já que se trata do primeiro WordCamp de sempre dedicado a uma região inteira.

Briefing | Qual é a “agenda” desta iniciativa?

JF | A agenda ainda não está definida (até porque a cidade ainda não foi escolhida), mas será seguramente algo de tão sólido, universal e relevante quanto o programa de 2013.

Briefing | Quantas pessoas é que costuma movimentar?

JF | O evento de 2013 (o primeiro e único até agora) teve a participação de mais 800 pessoas, foi organizado por uma equipa de 30 pessoas, coordenadas por mim e contou com apresentações por mais de 30 oradores, incluindo uma “keynote” pelo próprio fundador do WordPress, Matt Mullenweg. O “feedback” deste evento foi extraordinário, como se pode constatar pela coleção (incompleta) de análises que recolhemos. Convém mencionar que a equipa não só contava com forte presença portuguesa, como também o “lead-organiser” foi um português, no caso, eu próprio.

Briefing | Qual a sua importância para cidade de Lisboa, em particular, e Portugal, em geral?

JF | Lisboa já é uma cidade bastante visível na comunidade mundial de WordPress, não só graças à robusta comunidade portuguesa de WordPress, como ainda a alguns nomes de referência portugueses, tanto no desenvolvimento como no design. Já foi palco de dois WordCamps (2011 e 2012) e de muitos outros encontros informais. Um WordCamp Europa 2014 em Lisboa vai seguramente estabelecer esta cidade como um dos poucos polos mundiais incontornáveis, para quem usa ou trabalha com WordPress.

Briefing | Quais são as cidades concorrentes de Lisboa para organizar esta iniciativa?

JF | Neste momento a única candidatura anunciada publicamente é a de Sofia, Bulgária, mas outras mais serão divulgadas em breve.

hs@briefing.pt

Terça-feira, 28 Janeiro 2014 10:23


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor