Good old chap. O regresso dos 80’s? (I)

Good old chap. O regresso dos 80’s? (I)Nos anos de 1980, eu assistia aos Marretas. E brincava com Lego. Mais tarde, apesar de terem sido criados em 1971, ainda eram moda. Por isso, os Stan Smith da Adidas acompanharam-me durante algum tempo nas mais variadas situações.

No que a isto diz respeito, também os Gazelle fizeram parte do meu imaginário.

Em 2014, os Marretas, o Lego e os Stan Smith estão em alta. Os Marretas regressam, numa primeira fase, com a Lipton. A Adidas relança os Stan Smith. A Lego chega aos cinemas. Estamos, portanto, perante três estratégias que definem tendências: vintage; retro; repackaging; co-branding; re-branding; brand extension. Tudo jargões profissionais que querem apenas dizer que as marcas estão atentas ao seu público alvo, adoptando estratégias de comunicação que estimulam a nossa nostalgia ou colocando no centro das nossas atenções produtos que, novamente, nos deixam nostálgicos.

Entre nós, o Ice Tea da Lipton tornou-se popular quando eu comecei a emancipar-me, a ter mesada e a sair com as amigas. Lembro-me de uma das primeiras vezes em que pedimos ice tea, numa esplanada. Perante a demora, perguntámos o que poderia ter acontecido. O chá estava a arrefecer, responderam. Qual embaixadoras da marca, explicámos que se tratava de uma marca nova, cujo nome era Ice Tea. E sim, era chá, sem o ser, verdadeiramente. O erro não foi do empregado de mesa, zeloso da sua função e com a satisfação do cliente. Também não foi da marca, talvez na altura, demasiado recente.

A questão que se coloca, agora, é exactamente o facto de a marca recorrer a um dos ícones da minha infância para se reposicionar na minha mente. Ou na dos meus pais, que nunca consumiram Ice Tea, mas que recomendavam os Marretas. E bebiam chá. Juntar os Marretas a uma campanha de unificação da marca é apelar às nossas memórias. Resulta. Não só porque são muitos os eternos fãs dos Marretas, como as gerações mais novas mesmo não conhecendo, lhes acham uma certa piada. E também já gostam de Ice Tea.

Na verdade, “be more tea”, a campanha da Lipton, tem tudo a ver com os Marretas, especialmente o Cocas, porque quer encorajar as pessoas a sair do piloto automático, recuperando o nosso lado mais alegre e brincalhão, para re-aprendermos a apreciar as coisas simples da vida. Como beber uma bebida da Lipton, muito provavelmente…

 

Quarta-feira, 12 Março 2014 11:02


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