Este anúncio é diferente…

Isto é um anúncio. Um anúncio tenta dizer-lhe o que fazer. Mas este anúncio quer que você nos diga o que fazer. É com esta mensagem que o Parlamento Europeu apela ao voto nas próximas eleições europeias, a 25 de maio. A campanha global, a que o Briefing teve acesso, tem criatividade da Ogilvy e em Portugal vai para o ar a 9 de maio, Dia da Europa.

A campanha visa exortar os europeus a exercerem o direito de dizerem o que querem, escolhendo quem decide, isto é, votando.

 Desde setembro que o Parlamento Europeu tem em curso uma campanha de informação institucional, sob o mote “Agir. Reagir. Decidir”.

“Desta vez é diferente” é o conceito subjacente, remetendo para um conjunto de premissas: o parlamento tem novos e mais poderes desde o Tratado de Lisboa, o presidente da Comissão Europeia é eleito pelo parlamento, os partidos políticos europeus apoiam candidatos individuais a presidente da comissão e, além disso, o contexto político-económico faz com que a Europa esteja muito mais presente no quotidiano dos cidadãos.

Daí que os materiais produzidos contenham mensagens como “Então pensa que não tem poder? Pense de novo”.

Também a Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai ter uma campanha de sensibilização para as europeias: o respetivo concurso, para seleção da agência criativa, foi lançado em janeiro.

fs@briefing.pt

Terça-feira, 18 Março 2014 11:35


PUB