Google cria carro sem condutor

A Google apresentou esta terça-feira no seu blogue um protótipo de um carro sem condutor. O pequeno citadino, de dois lugares, não tem volante, acelerador ou travões e atinge a velocidade máxima de 40 km/h. A intervenção humana restringe-se a pressionar dois botões: um para iniciar a viagem e outro para parar.

“O software e os sensores fazem todo o trabalho” para que os trajetos sejam feitos de forma “autónoma e segura”, garante o diretor do projeto, Chris Urmson. “É um passo importante para melhorar a segurança rodoviária e para transformar a mobilidade de milhões de pessoas”, diz.

Um vídeo no YouTube mostra vários ocupantes no automóvel de teste que faz um trajeto por Mountain View, a cidade onde se localiza a sede da empresa norte-americana.

O próximo passo do projeto, que teve início há quatro anos, é construir 100 protótipos. No verão, começarão a testar versões iniciais dos veículos que ainda têm controlos manuais. “Se tudo correr bem, gostaríamos de correr um pequeno programa piloto na Califórnia nos próximos dois anos”.

fibra@briefing.pt

Quarta-feira, 28 Maio 2014 16:08


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor