A UP criou esta marca portuguesa

É a marca oficial para representar a estratégia do governo português para a rede nacional de áreas classificadas: trata-se da Natural.PT e tem assinatura criativa da agência de publicidade UP.

Diz a agência que, para desenvolver a nova marca, considerou dois elementos gráficos: o escudo nacional, com as cinco quinas, e a folha de carvalho. Um simboliza o país, o outro a natureza.

No logotipo, as cinco quinas são apresentadas num “jogo forma/fundo, com proporções redesenhadas mas mantendo a clara referência ao símbolo nacional que constituem”. Já a folha de carvalho “sugere dupla leitura, como folha ou como arbusto, traduzindo o conceito de proteção pelo contorno sobreposto nas formas adjacentes”.

Para a inscrição do nome, a UP escolheu um tipo de letra com serifa reta, “compromisso entre a formalidade de uma fonte clássica serifada e a coloquialidade de uma fonte moderna”.

No que respeita às cores, a partir do verde e vermelho, foi desenvolvida uma declinação do mesmo espetro para “a criação de uma combinação cromática que traduzisse a atualidade e
vivacidade pretendidas”. Assim, na marca convive um verde-claro, denominado Verde
Campina, que remete para os verdes mais vivos da natureza ribatejana, com um roxo vivo,
denominado Roxo Roriz, que lembra a densidade da casta portuguesa Tinta Roriz.

briefing@briefing.pt

Segunda-feira, 28 Julho 2014 10:07


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor