O trabalho de investigação foi realizado no âmbito da pós-graduação em Marketing Management do IPAM e inquiriu um conjunto de 300 gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Dos inquiridos, 93% apontam a urgência da criação de uma nova geração de líderes empresariais, focado no setor do marketing (94%). O estudo mostra que a atitude de marketing na liderança é considerada fundamental para aumentar índices de remuneração emocional, sendo a liderança indissociável de conhecimentos técnicos e do negócio (80%), elevadas habilidades relacionais (79%) e comunicação motivacional (73%).
Segundo os dados, quatro em cada 10 gestores (38%) admite que a sua empresa confere “bastante” importância à gestão de marketing, que no mercado nacional está, principalmente assente na direção geral e no diretor de departamento, ambos a registar 42%. Quase metade dos inquiridos, 47%, admite que o líder de mercado é quem aplica as técnicas de marketing mais inovadoras, no setor em que se insere a respetiva empresa.