“Assim que conheci o projeto, imediatamente percebi que encaixaria perfeitamente na linha editorial do Prós e Contras. A partir do dia 11 de janeiro vamos saber com detalhe estatístico que impacto o debate está a ter na opinião pública trazendo, em direto, o sentimento dos telespectadores para dentro do programa”, explica Fátima Campos Ferreira, jornalista da RTP.
O PaxVoice, disponível para iOS, Android e web, foi desenvolvido por João Valentim, Rodrigo Silva e Tarcísio Pontes, e submetido em 2015 à Lusídeias, uma plataforma nacional de inovação da Compta. Posteriormente, a solução foi selecionada entre centenas de candidaturas e eleita como uma das aplicações a desenvolver ao abrigo deste programa.
Luís Curvelo, diretor de Marketing & Inovação da Compta, comenta que o PaxVoice “é uma aplicação muito simples de usar, que vai cativar audiências. No fundo é um suporte novo em termos de redes sociais que acrescenta uma série de argumentos diferenciadores, uma vez que organiza e quantifica objetivamente o debate e as opiniões em discussão”.
Uma vez feito o login, via Facebook, o utilizador pode criar um Voice (opinião) ou participar de forma confidencial nas Voices de outros. As diversas estatísticas de opinião estão disponíveis para qualquer utilizador e a app é gratuita, podendo o utilizador integrar a sua conta Twitter e criar Voices automaticamente através de um tweet desde que lhe acrescente #paxvoice.
O PaxVoice foi considerado no final de 2014 como uma das 50 melhores futuras apps da Europa, tendo sido selecionada para a fase final do The Big App Fund, uma competição de investimento apoiada pelo Facebook que reuniu 425 participantes em Londres.