A aldeia do Sabugueiro ficou mais inteligente, com a Vodafone

A Fundação Vodafone Portugal e a Câmara Municipal de Seia transformaram o Sabugueiro na primeira Aldeia Inteligente de Montanha. Trata-se de um projeto que levou à instalação de soluções tecnológicas na localidade, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e alavanquem o desempenho ambiental e desenvolvimento económico.

Os sistemas instalados na aldeia do Sabugueiro estão integrados em áreas como a Eficiência Energética dos Edifícios e Domicílios, a Mobilidade, a Saúde, a Iluminação Pública e os Recursos Hídricos. No terreno, deu-se a instalação, por exemplo, de soluções M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet of Things).

“Por norma, estamos habituados a ouvir falar da aplicação deste tipo de tecnologias em grandes espaços urbanos. Mais rara é a sua disponibilização em espaços afastados dos principais centros de decisão, razão pela qual sentimos agora um redobrado orgulho com o programa desenvolvido no Sabugueiro. É um exemplo de sucesso de utilização da tecnologia de ponta ao serviço da Sociedade”, refere Mário Vaz, presidente da Fundação Vodafone Portugal.

Por sua vez, Jorge Brito, presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, afirma que o “o projeto da 1.ª Aldeia Inteligente de Montanha, no Sabugueiro, é um claro exemplo de inovação e resiliência. Um projeto altamente diferenciador que associa a imponência da montanha e a preocupação pelo bem-estar das pessoas enquanto capital mais valioso dos territórios”.

O investimento na aldeia do Sabugueiro gerou já 20% de economia da energia doméstica e de 9% no consumo da rede pública. Garantiu ainda reduções nas perdas da rede de distribuição de água, a monitorização remota de sinais vitais (glicémia e tensão arterial), redução dos custos de transporte dos utentes e emissão de carbono nas distâncias percorridas entre o Sabugueiro e o centro de saúde e ainda o acesso população à rede de fibra de última geração da Vodafone.

fibra@briefing.pt 

A aldeia do Sabugueiro ficou mais inteligente, com a Vodafone

Quinta-feira, 25 Fevereiro 2016 11:00


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor