Tecnologia portuguesa a caminho de Marte

Esta manhã deu-se o lançamento da sonda ExoMars, desenvolvida em conjunto pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Roscosmos, a Agência Espacial Russa. A bordo segue tecnologia portuguesa.

A partida aconteceu no Cazaquistão, às 09h31, hora de Lisboa, e pôde ser acompanhada ao vivo pela internet. Trata-se da primeira de duas missões europeias. Dentro do foguetão russo Proton-M, que deverá chegar a Marte em outubro, seguem um satélite e um módulo de entrada, descida e aterragem em Marte, com componentes “made in” Portugal.

De acordo com a ESA, só a 16 de outubro, depois de entrar na órbita do planeta, é que o satélite se separa do módulo, o “Sciaparelli”, que deverá entrar na atmosfera marciana e aterrar na superfície passados três dias.

A Critical Software, com sede em Coimbra, foi responsável por desenvolver e validar o software que controla a missão europeia a Marte e os seus respetivos instrumentos de bordo, bem como por validar o sistema implementado no satélite e proceder aos testes do funcionamento do equipamento real, garantindo que não existem quaisquer falhas, e que todos os componentes dos vários fabricantes estão de acordo com os requisitos.

A HPS Portugal, do Porto, é responsável por proteger, do ponto de vista térmico, os instrumentos do satélite. Já a Active Spaces Technologies, também de Coimbra, teve a seu cargo os estudos térmicos que estiveram na base da avaliação e seleção dos locais de aterragem do módulo “Schiaparelli”.

fibra@briefing.pt

 

Segunda-feira, 14 Março 2016 11:55


PUB