Através de câmaras ocultas na cidade de Lisboa, foram filmados diferentes condutores que estacionam os carros nos passeios. Ao afastarem-se dos veículos, surge uma rapariga que deixa, em cada um deles, a mensagem “Bati no seu carro” e um número de telemóvel para o qual os donos poderiam ligar. E é isso que fazem.
Enquanto esperam pela pessoa que bateu no carro, procuram mossas ou partes partidas nos automóveis. É então que surgem os autores da “infração”: homens paraplégicos, membros da Associação Salvador. Uma das condutoras refere que só estacionou ali durante 5 minutos – expressão que deu título ao vídeo – e um dos protagonistas afirma que o problema é que esses cinco minutos acontecem a todo o momento.
No vídeo são dadas algumas informações, como o facto de que, em Portugal, seis em cada dez condutores admitem estacionar em passeios e passadeiras. No final, a Havas passa a mensagem “Sem desculpas. Respeite”.
O spot contou ainda com direção criativa executiva e direção de arte de Paulo Pinto, e direção criativa e copywriting de José Vieira.