O programa desenvolve-se em torno dos lançamentos literários em Portugal e consiste em juntar um leitor e um escritor numa conversa sobre literatura e as leituras que os marcaram. A primeira emissão terá como convidados Frederico Lourenço (Prémio Pessoa 2016) e o filósofo e escritor António de Castro Caeiro.
Maria João Costa é jornalista do Grupo Renascença Multimédia há cerca de 20 anos e é, desde 2008, responsável pela edição do programa semanal de informação cultural “Ensaio Geral”. Antes disso editou também o “Primeira Fila” e acompanhou vários temas como repórter.
Licenciada pela Universidade Católica Portuguesa, já foi premiada com o Prémio Especial Jornalista Ler/Booktailors, em 2013, e venceu o Prémio Escritaria em Penafiel, na categoria de rádio com a reportagem “O Mundo de Agustina”, em 2012. Além de jornalista, Maria João Costa é autora de livros infanto-juvenis.
O novo programa da Renascença, “Obra Aberta”, vai repetir-se de 15 em 15 dias, à quinta-feira, entre as 18h e as 19h e a entrada será livre. Nas segundas-feiras seguintes vai ser transmitido um compacto do programa na Edição da Noite, depois das 23h.
A iniciativa é organizada por João Paulo Cotrim e decorre até ao final do ano.