Qual o impacto da publicidade no PIB? A WFA responde

Cada euro gasto em publicidade aumenta o PIB (Produto Interno Bruto) da União Europeia em 7 euros. A conclusão é do estudo “The Value of Advertising” da Deloitte para a WFA – Federação Mundial de Anunciantes, segundo o qual é necessário comunicar melhor o impacto positivo da indústria na economia.

De acordo com o estudo, a publicidade contribui 4,6% para o PIB da União Europeia e representa 6 milhões de postos de trabalho. Afirmando ainda que os 92 mil milhões de euros gastos em publicidade em 2014 na União Europeia terão contribuído com 643 mil milhões de euros para o PIB, o que equivale a 4,6% do PIB global da UE.

O estudo revela também que os 5,8 milhões de trabalhos suportados pela publicidade equivale a 2,6% de todo o emprego na UE. Desses, 16% estão diretamente relacionados com a produção, e pouco mais de 10% incluem trabalhos em media e empresas online cujos lucros provêm da publicidade. Os restantes 74% são empregos criados como consequência da atividade publicitária.

“A publicidade é um mecanismo económico vital que incentiva a competição, impulsiona a inovação nos negócios e gera benefícios significativos para a sociedade ou financiar parte dos serviços de media, desde notícias ao entretenimento”, afirma o diretor executivo da WFA – Federação Mundial de Anunciantes, Stephan Loerke.

briefing@briefing.pt

 

Segunda-feira, 16 Janeiro 2017 11:18


PUB

PUB

2050.Briefing

À Escolha do Consumidor