The Guardian rende-se ao tabloide?

O The Guardian avança com a possibilidade de mudar de formato, passando de broadsheet para tabloide. Além disso, deverá terceirizar a impressão da publicação para o rival News UK.

O Guardian Media Group é, atualmente, responsável pela impressão do The Guardian e do homólogo The Observer, em formato berliner impresso em prensas especiais que o grupo adquiriu por 50 milhões de libras, depois de ter abandonado o tamanho de broadsheet em 2005. Para isso, a editora despendeu de mais 30 milhões de libras em novos locais de impressão em Londres e em Manchester.

Contudo, a editora não conseguiu conter os declínios da impressão, com os seus jornais a caírem, em média, 50% desde a mudança para o formato berliner, de acordo com a ABC. Com isto, o Guardian Media Group começa a considerar terceirizar a impressão para a News UK, no final deste ano. Esta alteração implicará a mudança para o formato de tabloide, o mais popular na imprensa britânica.

A NewsPrinters UK é responsável pela impressão do The Sun, The Times e The Sunday, bem como do The Daily Telegraph, The Sunday Telegraph e do Financial Times para outras editoras.

Esta operação faz parte do plano de três anos do Guardian, que inclui uma redução global de 20% nos custos através da reestruturação das partes menos rentáveis do negócio. Em junho, aceitou 250 despedimentos voluntários como parte desta estratégia.

briefing@briefing.pt

 

Terça-feira, 24 Janeiro 2017 12:53


PUB