Com 783 milhões de visitas à loja e 2,1 mil milhões de visitas ao site, a marca espera, em 2020, chegar aos 1,3 mil milhões e 4 mil milhões, respetivamente. Para alcançar estes resultados, com a loja online surgem também os serviços de comprar online & levantar em loja / ponto de entrega (Click & Collect) e comprar online e receber em casa (Click & Deliver). De ambos os serviços, o C&D foi responsável por 83% das vendas do site enquanto o C&C de 17%.
Segundo a adjunta da direção da IKEA Portugal, Lynn Walker, o novo serviço foca-se na experiência de compra do cliente e, assim, inicialmente a comunicação será centrada no aumento da “visibilidade da loja online e em encorajar o cliente a conectar canais, usar a loja online e dirigir-se à loja física”. A profissional prevê chegar aos clientes através do cartão IKEA Family, da comunicação direta nos pontos de venda, além de que os anúncios da marca passarão também a integrar referências ao novo serviço.
A nova aposta integra-se na estratégia de expansão da IKEA e, segundo o responsável pelo desenvolvimento da loja online, Stephan Forcet, o principal objetivo é “tornar a IKEA mais acessível para o máximo de pessoas, 24 sobre 24 horas, nos sete dias da semana”. A marca visa assim, dar respostas à evolução do mercado e motivar uma maior proximidade com o cliente, possibilitando a compra online a qualquer hora.
A loja online pretende complementar a loja física. “Hoje em dia, o que vendemos tem sempre uma componente de conforto e a maioria das pessoas quer, antes de comprar, experimentar o produto. Ver quão confortável é. Depois posso comprar online, mas ainda assim continuarei a ir à loja”, acrescenta Stephan Forcet.